Com o início das obras na manhã da sexta-feira (10) de julho, da adutora de mais de 10km de extensão,  para levar água potável do Sistema de Abastecimento do Rio Sumidorzinho até à localidade acima citada,  com o trabalho de mapeamento via GPS pela equipe de Agrimensores designada pelo Governo Estadual e pela Patrulha Mecanizada do Município para a limpeza do percurso e a construção  em questão.  Em conformidade com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA de modo a assegurar o pleno funcionamento do Sistema Municipal de Gestão Ambiental, levou o Prefeito Municipal José Gouveia de Araújo, o Secretário Municipal de Agricultura Evandro de Oliveira Neves e demais assessores a vistoriarem os serviços em andamento.

Gouveia, conferiu de perto o local onde será instalado o equipamento  que  bombeará a água para a comunidade , uma paisagem típica caracterizada por colinas e fundos de vales extensos com o Rio  de água doce, mansa, cristalina e 100% pura,  e  também onde será  será construída uma caixa d’ água para armazenar 200 mil litros do precioso liquido. A Comunidade que até então é abastecida por uma pequena represa pela vazão de um Córrego temporário, neste período do ano de estiagem só não consomem a água com todos microorganismos que se localizam no fundo da represa que poderia causar gastrenterite e outras doenças, graças a intervenção da Prefeitura Municipal que vem mantendo a densidade e o nível controlado através de carro-pipa.

Para o Prefeito, a sua reivindicação via oficio de nº  140 datado de 22 de Abril de 2013 ao Estado de Goiás,  em prol da água potável e permanente para os Povoados, sensibilizou a todos pelo baixo IDH e a inexistência de outras fontes para abastecimento de água potável para a população, que por décadas vem clamando junto as autoridades competentes, pelo processo participativo da Comunidade, envolvendo vários setores e lideranças, com destaque ao Sr. Luiz Firmino Barbosa, liderança comunitária da Barbosilândia  pelo respaldo junto a esta administração.

Segundo o Prefeito, será mais uma promessa a ser cumprida e diz:
"Por muitos anos, o município de Posse não recebeu o carinho devido aos seus cidadãos. A implantação da rede de água neste povoado é realização de mais um sonho desse povo que tanto merece. Ressaltando que já se foi feito muito em apenas 06 meses do novo governo municipal. Este povo merece muito mais e nosso trabalho não para por ai" Concluiu Gouveia.

""

Texto: Ivan Carlos Brasileiro