A implantação do projeto está sendo realizado por etapas. Através da
Cidade Digital, estamos interligando os órgãos da administração municipal, centralizando as informações e permitindo o acesso rápido em qualquer ponto da rede. A interligação é feita utilizando rede wireless, o que possibilita mais rapidez e um custo reduzido para implantação e instalação dos equipamentos.

Além da parte de hardware, com aquisição de servidores e terminais novos, estão sendo disponibilizados aos cidadãos os Serviços Online, onde em qualquer local onde haja conexão com a internet é possível a emissão de guias de recolhimento. Além de poder acompanhar todos os atos da administração através do Portal da Transparência, como licitações, orçamento do município, gastos e arrecadação.

O núcleo do sistema é desenvolvido com programas free e open source, o que também reduz bastante os custos com licenciamento de software, deixando toda a estrutura de software legalizada.

Estamos migrando também todos os terminais para sistemas livres, o objetivo é que ao final da implantação do projeto, todos os computadores estejam utilizando softwares 100% free.