O Cerimonial do evento foi conduzido pela Oficial de Justiça Maria Valneir Soares de Morais, se destacavam  na composição da mesa, o Excelentíssimo Sr. Juiz de Direito da Comarca de Posse-  Dr. Joviano Carneiro Neto; Secretária do Programa Justiça Educacional do TJ/GO – Elizabeth Álvares da Silva Dutra Morrison; Prefeito Municipal de Posse- Paulo Roberto Marques de Souza e a Secretária Municipal de Educação- Ruth Rodrigues da Veiga.

Implantado na Comarca de Posse, no dia 03 de setembro de 2012, sob a coordenação do Juiz de Direito e Diretor do Foro desta comarca- Dr. Joviano Carneiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Posse, através da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da Sra. Secretária Ruth Veiga, com o objetivo de aproximar o Judiciário da Comunidade, com intuito de conscientizar estudantes e professores- alcançando também seus pais e responsáveis, sobre seus direitos e deveres, mostrando como exercê-los, informando a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços jurisdicionais, portanto uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

Também busca propiciar leitura, analise e pesquisa que levem à reflexão ética sobre os conceitos de cidadania e justiça, além de servir como subsídio ao conteúdo curricular das escolas, inserindo os alunos no contexto do regime democrático brasileiro.

O idealizador do projeto no município de Posse. ”É com o sentimento do dever cumprido que encerramos o ano com muito sucesso, a cidade de Posse, foi a escolhida porque o município nos deu todo o apoio e a participação de todos foi fundamental para a realização do projeto, a sociedade só tem a ganhar com a construção de uma geração justa e solidaria, obrigado a todos”. Diz Dr. Joviano.

A Secretária do Programa Justiça Educacional do TJ/GO, disse que o Programa estava sendo também desenvolvido em outras 7 Comarcas do Estado, e que os alunos da rede pública municipal representam uma gotinha no Oceano, mas que farão a diferença dentro de suas casas, na comunidade, na Escola, como aqui fizeram para o bem, com a pretensão de aumentar esta participação com a continuação no ano que vem, com o apoio da professora a frente desse sacerdócio maravilhoso de ensinar. E diz: “ São duas mãos que se dão e se abraçam para fazer a diferença na comunidade em que vocês vivem, estudam e participam com diferença para o bem. Tenho certeza que vocês farão a diferença nesta Comarca, nesta cidade maravilhosa e irei publicar na próxima edição da revista do Judiciário este evento”. Enfatizou Elizabeth.

O Prefeito Municipal disse que ao assumir em 2009, a rede municipal de educação tinha por volta de 2.000 alunos matriculados no ensino fundamental e hoje ao termino do seu mandato temos cerca de 5.000 alunos matriculados e que o ensino médio deveria ficar a cargo do município para dar continuidade nesse magnifico trabalho desenvolvido pelos Diretores e Professores da rede municipal, conhecido hoje nacionalmente pela sua qualidade. Agradeceu a todos que de forma direta ou não, contribuíram para com a sua administração, a exemplo do Poder Judiciário, que agiu como parceiro e companheiro do Poder Executivo, citando o nome do Dr. Joviano Carneiro- Juiz de Direito da Comarca de Posse, como um conciliador, pacificador, da caneta mediadora a todas as partes. E disse: “Parabéns a todos os envolvidos neste Projeto, estas iniciativas só vem a elevar o conceito educacional do nosso município no cenário nacional”. Conclui-o Paulo Roberto.

""

Secretária do Programa Justiça Educacional do TJ/GO, Elizabeth Álvares da Silva e o Prefeito Paulo Roberto

APRESENTAÇÕES CULTURAIS DAS ESCOLAS.

*Os alunos do 9º ano da Escola Municipal Castro Alves, iniciaram a apresentação com uma paródia: Sociedade Justa.
*Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Eva Rosa da Silva, apresentaram uma Música: Coração Brasileiro.
*Os alunos da Escola da Escola Municipal Avani Pereira da Rosa e Silva, apresentaram uma peça teatral: “ Nas águas do meu pai” de autoria de Maria Goldinho
*Os alunos do 8º ano da Escola Municipal Maria Leite de Almeida Nascimento, apresentaram uma peça teatral: Meu Vizinho e declamaram um Cordel do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA).
*Sendo encerrada esta etapa, com a apresentação das alunas do 5º ano da Escola Municipal Dr. Joaquim Pereira da Costa Sobrinho.
Em seguida, os alunos  das Escolas  acima  Citadas, participaram de uma Gincana de Conhecimentos em que o Dr. Joviano, foi convidado para dirigir, autorizando a largada( em que eram enchidos os balões até estourar), lendo na sequencia as questões a serem respondidas pelos alunos. A premiação da escola campeã foi um troféu e dos alunos campeões, medalhas.
Ficando em 1º Lugar a Escola Municipal Avani Pereira da Rosa e Silva, com os alunos: Natan Lucas Teixeira e Jennifer Ester de Souza Bastos.
*2º Lugar a Escola Municipal Castro Alves, com os alunos: Milena Maciel Leite e Alexandre Henrique Pires Rocha.
*3º Lugar a Escola Municipal Maria Leite, com os alunos: Márcio Victor e Danielle Gomes Rocha.

CONCURSO DE REDAÇÕES.

O Concurso de redações teve como tema: “ Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola”. O aluno que redigiu a melhor redação foi premiado com um notebook, a segunda melhor redação uma bicicleta e a terceira um celular.
*1º Lugar: Escola Municipal Castro Alves: Isabeli  Monsueth.
*2º Lugar: Escola Municipal Avani Pereira da Rosa e Silva: Ângela Luzia Pinheiros Freitas.
*3º Lugar: Escola Municipal Castro Alves: Ana Karolina Bonfim.

O evento foi encerrado com o Dr. Joviano cantando juntamente com os alunos a música: All We Need is Love/ The Beatles.
Estando de parabéns além dos alunos citados, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, a Prefeitura Municipal de Posse, Secretaria Municipal de Educação e todo seu quadro, composto por diretores e professores e toda sociedade possense.

Confira algumas fotos do evento

Texto: Ivan Carlos Brasileiro