Buscar no Portal
  • Contas Públicas
Blogs


Aspectos Físicos

Relevo: O município de Posse é formado de duas zonas distintas, a parte baixa do vale do Paranã e a parte da zona dos gerais. São nitidamente separadas pela serra do Paranã que, vindo da direção de Sítio d’ Abadia, atravessa o município de Posse de sul a norte, seguindo paralela à Serra Geral e formando um contraforte ou um grande salto para atingir o altiplano da linha divisória com o estado da Bahia.

Solo: Posse está restrita à zona chapadeira, que é constituída na sua maioria de terreno arenoso, sobretudo nas proximidades da Serra Geral, na parte alta dos gerais.

Vegetação: predominam na zona geralista terras áridas, taboleiros cobertos por uma macega rala, dura, agreste, formada de uma vegetação raquítica. No cerrado que se encontram espécies de árvores frutíferas em grande quantidade (pequizeiros, mangabeiras, cajueiros), além de uma grande variedade de plantas medicinais.

Localização: Mesorregião Nordeste de Goiás, microregião Nordeste Goiano.

Limites Geográficos: municípios de Iaciara, Simolândia, Guarani de Goiás, Mambaí, Buritinopólis, Alvorada do Norte e Correntina (BA) Com uma população estimada de 31,257 habitantes, Posse situa-se no nordeste de Goiás, a uma altitude de 950 metros, à margem da BR-020 (Brasília-Fortaleza), a 530 km de Goiânia e 295km de Brasília.

Bacia Hidrográfica: O município situa-se ao pé da Serra Geral, que faz divisa em direção a Guarani de Goiás, com o rio Água Quente; em direção a Iaciara , com os rios Macambira e Prata; em direção a Simolândia, os rios Piracanjuba e Bezerra.

Rios: Sucuri, Extrema e Passagem afluentes do rio Prata, Água Quente, Macambira, e os rios Piracanjuba e Bezerra, afluentes do rio Corrente.

Posição Geográfica
Latitude: 14005'42''
Longitude: 46022'12''

Área Territorial: 1.949,63 km2