O Chefe do executivo municipal, fez questão de apresentar ao vice-governador José Eliton e ao secretário estadual de saúde, Antônio Faleiros, a área de 25.000 metros quadrados situada na Avenida JK, doada pelo município ao Estado, para a construção da UNIDADE Tipo I – AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Clinico, que oferecerá a sociedade possense e do nordeste goiano, mais de uma dezena de especialidades médicas, na área clínica.

""

Na oportunidade, o prefeito Gouveia, reiterou a necessidade de cooperação e parcerias com o Governo de Goiás, enfatizando que a administração municipal de Posse, participa e apoia todos os eventos que trazem benefícios para a nossa população.

O Prefeito Gouveia, apoiou a realização do Vapt-Vupt itinerante da SEPLAN, Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento, apoiado também pela Câmara Municipal e, que atendeu a cerca de 2.000 mil pessoas da comunidade nos diversos serviços oferecidos de forma gratuita.

O Prefeito Gouveia, a Câmara Municipal com apoio de todos os vereadores, o Governo do Estado de Goiás, ali representado pelo vice-governador José Eliton; pelos secretários: Giuseppe Vecci, da AGEPLAN; Joaquim Mesquita, da Segurança Pública; Antônio Faleiros, da Saúde; Coronel Sílvio Benedito Alves, Comandante Geral da PMGO; Coronel Carlos Helbingen Júnior, Comandante Geral do CBMGO; João Carlos Gorski, Delegado Geral da Policia Civil de Goiás, Dep. Estadual Iso Moreira e outras lideranças, participaram de atos de lançamentos de obras e benefícios em Posse e na Região do Nordeste Goiano.

""

Nesse período, três(3) audiências abertas ao público foram realizadas, sendo a primeira de saúde, ministrada pelo secretário Antônio Faleiros, enfatizando que 2 milhões e 700 mil pessoas, do interior do Estado, procuram os hospitais em Goiânia, equivalendo a 41% dos pacientes atendidos atualmente na capital, e diz: "Queremos aqui hoje, propor consórcio dos municípios para fazer o gerenciamento dessa unidade de saúde". Concluiu-o Faleiros, apresentando a todos, o Superintendente Executivo da Secretaria de Saúde, o médico Halim Antônio  Girade, que fez uma explanação sobre o AME Clinico.

A Segunda audiência, foi de Segurança Pública, realizada a tarde, em pauta, o consumo e trafico de entorpecentes, em que o Secretário Joaquim Mesquita, relatou as recentes apreensões no Estado, graças a eficácia dos recursos: material e humano, através do serviço de inteligência, apesar do efetivo das policias: Civil e Militar ainda não ser suficiente. O Secretário aconselhou o Prefeito Gouveia, como alternativa de mitigar  que contratassem um(1) ou (2) médicos Legistas, através de um consorcio de saúde, com uma estrutura física de Instituto Médico Legal, ate que seja realizado concurso publico para Peritos e Legistas.

A Terceira audiência, o secretário de planejamento apresentou os projetos e as cidades contempladas. No caso de Posse, um parque de diversão, em uma área doada pela prefeitura municipal, localizado na Av. JK, cabendo aos estudantes a responsabilidade de escolherem  um nome, de acordo regulamento que será exposto através de um concurso em que o ganhador será premiado com R$ 2.000,00 (dois mil  reais).
O Vice-Governador José Eliton, agradeceu Gouveia, pela  parceria com o Estado, em relação a doação dos terrenos, anunciando que o AME Clinico de Posse, terá o nome do saudoso pároco da cidade, Padre Inácio Vermeulen, de nacionalidade holandesa , por construir um legado em período remoto da nossa historia, a exemplo do primeiro hospital, onde funciona  hoje a Prefeitura Municipal de Posse, e diz:

"Governo não faz oposição ao governo".

O Prefeito Gouveia, por sua vez, parabeniza o secretário estadual de saúde, como médico sanitarista de profissão e a sua atuação ao longo do tempo, ao retratar um período triste da historia de Goiás e do Brasil, em que foram vitimadas dezenas de pessoas, em consequência a um dos maiores  desastres radioativos do mundo, proporcionado pelo Césio 137 em Goiânia, momento em que Antônio Faleiros, prestou total assistência as pessoas que tiveram contato com o brilho da morte.

"O nosso hospital, secretário e vice-governador, precisa ser regional, até o momento o Estado não fez nada pela saúde do município". Enfatiza o prefeito, com o objetivo não de criticar, mas de buscar apoio para o custeio da saúde municipal, acreditando que dias melhores virão, por suplicar e rogar  pelo bem estar  do nosso povo. Na sequencia, o secretário Municipal de Administração, Armando Aires, a pedido de Gouveia, entregou um oficio nas mãos de Faleiros, no intuito de sensibilizar o Estado para que também ajude na reforma do Hospital Municipal de Posse, custeada somente com  recursos do tesouro municipal.

""

Confira as fotos do evento

Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro