O prefeito municipal de Posse, José Gouveia, está estudando a melhor forma de implantar a coleta seletiva de lixo no município. A idéia é melhorar o acondicionamento do lixo, diminuir o impacto ambiental e gerar renda para famílias catadoras que dependem deste material.

Gouveia explicou que a coleta seletiva é o primeiro e mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo.
O exemplo em Posse começou com a própria Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que em parceria com a fábrica de reciclagem de papel local, tem trocado todos os livros didáticos com mais de quatro de idade, que são substituídos pelo Ministério da Educação por edições mais novas.
Estes livros antigos, somente em 2015, renderam cinco mil metros de papel reciclado para a Secretaria de Educação, que os utiliza para todos os cartazes e eventos das escolas das zonas rurais e urbanas, informou Marcos Roberto, Secretário Municipal de Educação de Posse.
Mesmo sem lixeiras próprias instaladas na cidade, a população pode começar fazendo sua parte separando o lixo orgânico, como resto de alimentos, de lixo reciclável como latinhas, garrafas plásticas e papel em sacos em casa. Só esta separação já ajudará em muito as dezenas de família que hoje dependem de catar o lixo para reciclar no Aterro Sanitário de Posse.
Compartilhe esta matéria e divulgue esta ideia. Posse e o meio ambiente agradecem!
Postado por: Departamento de Comunicação