Gouveia recepciona prefeitos em encontro realizado em Posse-GO

Sob prévia convocação, o evento teve como objetivo, a eleição da Nova Diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste Goiano- CISBAN-GO.

Se faziam presentes além do Prefeito de Posse, as seguintes autoridades: Manoel Edeltrudes Moreira, Vice-Prefeito do Município de Monte Alegre –GO, Dourinha Antônio de Souza, Prefeita do Município de Sitio D’ Abadia, Volnei José Momoli, Prefeito do Município de Guarani de Goiás; Oldemar de Almeida Pinto, Prefeito do Município de São Domingos, Marques Alves Porto, Vice-Prefeito do Município de Damianópolis, Javan Lopes da Silva Junior, Prefeito do Município de Mambaí e Délcio Pedro de Oliveira, Vice-Prefeito do Município de Iaciara.

Como convidados os prefeitos de Alvorada do Norte, Sr. David Moreira de Carvalho, José Cardoso Lima Neto, Prefeito de Simolândia e a Sra. Maria Aparecida da Cruz Costa, Prefeita do Município de Buritinópolis, por fazerem parte da Associação do Corrente.

Os municípios de Teresina de Goiás, Cavalcante e São João D’Aliança, comunicaram que estão em transferência para o Consorcio da Chapada dos Veadeiros. A prefeita Miriam Leite São José, do Município de Nova Roma, justificou sua ausência na expectativa de que a Câmara Municipal aprove a adesão  ao CISBAN.

O Prefeito Gouvêa, abriu o evento saudando a todos, apresentando o mais recente projeto de Saúde em andamento, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde-Rosana Tonhá, como  resultado de uma parceria do Município de Posse, com o Governo Estadual, AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Unidade Tipo I – AME Clínico, onde serão oferecidas as seguintes especialidades: Oncologia, Oftalmologia, Urologia, Endocrinologia, Pneumologia,
Neurologia, Cardiologia, Nefrologia, Gastroenterologia, Fisioterapia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Dermatologia e etc., num universo de aproximadamente 30 especialidades a disposição da população do Nordeste Goiano.
Na ocasião, o Gestor Público retratou a importância do projeto para Posse e Região, com o atendimento proporcional a contribuição rateada entre os municípios, beneficiando  seus usuários através de agendamento, com um micro-ônibus a disposição para o translado de ida e volta dos mesmos.

A previsão é que seja construído nos próximos dois(2) anos, cerca de 21 unidades do AME em todo o Brasil e o estado de Goiás, foi contemplado com duas(2) Unidades: uma em Posse, graças  a  parceria da Prefeitura com a Câmara Municipal ao doar e aprovar em  tempo hábil uma área de 25.000 metros quadrados situada na Av. JK, denominada como Chácara São Marcos,  como única exigência do Governo Estadual. A outra unidade esta sendo disputada por importantes cidades do Estado.

O Sr. Oldemar de Almeida Pinto, prefeito de São Domingos foi escolhido por aclamação pela assembleia para o cargo de presidente. Da mesma forma foi escolhido para Diretor Administrativo o prefeito de Mambaí e pra Diretor Financeiro o prefeito de Guarani de Goiás. A assembleia após consulta resolve continuar com o Superintendente o Eng. Arivaldo Oliveira para a função.

Visando atender as exigências da Lei 12.305/2010, define como meta prioritária do Cisbam-GO a elaboração do PIGRS- Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos para o inicio dos trabalhos. Optando também por aguardar estudo de preços pela superintendência sobre a melhor forma de elaborar o PIGRS, ou pela formação pelo consórcio  de uma equipe multidisciplinar ou pela contratação de empresa para o fim.

A  assembléia acertou com os consorciados a forma de rateio dos custos do consórcio pelo índice de FPM. Ficando definido que a sede do CISBAM, será no Município de São Domingos.

Ao termino do evento, a reportagem questionou os Gestores integrantes do Associação do Corrente, sobre a possibilidade de aderirem ao CISBAM, os mesmos não descartaram a possibilidade, em relação a custo beneficio. Ao tomar conhecimento, o prefeito Gouvêa diz:

"Com a vinda deles nossa força será maior". Conclui-o Gestor.

Confira as fotos do evento

Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro