As nove sessões foram realizadas em uma sala escura do caminhão cinema,equipado com uma tela de 120 polegadas, ar condicionado, sistema de som especial, 30 confortáveis poltronas e dois espaços para cadeirantes,  instalado em frente ao Centro da Juventude Domingos José Valente, contemplando 270 alunos do Pró Jovem e de Escolas públicas.

O projeto, aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, é patrocinado pela Fundação John Deere, com realização do Ministério da Cultura e produção da Magna Cultura. O Cinemóvel  é apoiado pelas Prefeituras e Fundações Culturais dos municípios participantes com o objetivo de levar cultura e divertimento para esses locais, entre março e agosto, em que acontece a 4ª edição do Cinemóvel.

Os filmes selecionados para a edição 2013 são: Peixonauta 6 – Desvendamos as Pistas, Cocoricó Conta Clássicos, Rio, o filme (apesar de não ser nacional, aborda temática do país e é dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha), Lixo Extraordinário, O Homem do Futuro, O menino da Porteira, O Bem Amado, Reis e Ratos e Tropa de Elite 2.

"Esta opção de lazer que proporcionamos para as nossas crianças em parceria com o Projeto Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere, as fez conhecerem características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais", afirma o Prefeito Gouveia.

Algumas imagens da ação

Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro