Às 07h30,na Prefeitura Municipal de Posse,  ao ser entoado o Hino Nacional, o evento teve inicio com o hasteamento dos pavilhões pelas autoridades:Prefeito José Gouveia de Araujo, a Presidente da Câmara Municipal- Solange Valente, e o Comandante do 17º CRPM- Cel. Benevides.

""

Na ocasião, se fazia presente todo secretariado municipal, o Comandante do 24º BPM-Major Bastos, Subcomandante do 3º PBM-Ten. Euler,  o Delegado Regional de Policia Civil-Dr. Carlos Raimundo Ribeiro, a Gerente Regional do Sebrae Nordeste- Dra. Tânia,  Representantes do seguimento classista do município, estudantes e professores da Rede Municipal e Particular de Educação, além da imprensa,  e a população.

""

De iniciativa do Prefeito Gouveia e do seu vice Alex, o plano estratégico faz  parte do Programa Municipal de Controle Permanente da Dengue do Governo de Posse-GO, com o tema acima citado, através da organização das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, com apoio dos demais segmentos da administração municipal, Câmara Municipal ,Conselho Municipal de Saúde, e da Associação dos Amigos do Hospital Municipal de Posse(A.A.H.M.P).

Na sequencia,duas jovens  do Clube dos Desbravadores  Bellátiix do Colégio Adventista de Posse, conduzindo a faixa: "Posse em Movimento Contra a Dengue"  davam inicio a passeata com o pelotão de elite composto pelas autoridades, acompanhados por quase 3 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. A Passeata, percorreu a Av. Padre Trajano, Rua Dr. Antônio Marcos Gouveia, finalizando no Teatro Municipal; o objetivo foi conscientizar e mobilizar os parceiros institucionais, que a dengue só é possível de ser evitada com a participação de todos.

""

Durante o percurso, o Secretário Municipal de Administração, Armando Ayres, dava suporte de apoio a todos os participantes em bases móveis munidas de água mineral, da mesma forma a Policia Militar, na garantia da ordem e da segurança dos transeuntes, assim como o Corpo de Bombeiro Militar, o SAMU, e a Secretaria Municipal de Saúde, com um plantel de viaturas de suporte básico e avançado à vida.

""

No Auditório Municipal, foram apresentadas peças teatrais sobre a dengue e como combatê-la, a exemplo de uma sátira da escolinha do Professor Raimundo, Temas Musicais  dançantes, proporcionados pelos alunos das Escolas municipais. O Clube dos Desbravadores, e a Patrulha Federal , se apresentaram ao Prefeito Gouveia, e as demais autoridades, agradecendo e parabenizando a todos pelo belíssimo evento  e pelo convite.

O Prefeito Gouveia, agradeceu a todos os secretários e funcionários da Prefeitura pela realização do evento, aos alunos, professores(as), diretores(as), enfatizando a participação das Escolas Municipais, e do Colégio Adventista, Patrulha Federal, Bombeiro, Policia Militar e Civil, e a população em geral que ouviu o seu chamado e clamor,  e diz: "Este é um momento cívico, em que aflora nas crianças e nos jovens o ímpeto de patriotismo aos símbolos Nacionais, de respeito a Pátria, à bandeira, a nossa cidade, e ao nosso país. Este é um movimento, em que, no mesmo período estamos comemorando a  semana da pátria e também estamos fazendo um trabalho preventivo contra a dengue, Proclamo a todas as pessoas, desde os mais jovens aos mais idosos, para que unidos possamos vencer o mosquito da dengue". Afirmando o Prefeito, que o poder público não poderá vencer a doença sozinho.

""

O Prefeito Gouveia, como dignitário pelo destino da vida coletiva no município, viu como positiva a passeata, ao tomar dimensão de um grande desfile. É, nesse sentido, responsabilidade de todos, trata-se de cidadania ativa, que tem como ponto de partida a compreensão do cidadão como um agente transformador do ambiente, que vem adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade e cooperação como um grande exercito na guerra empreendida contra a dengue, em um trabalho continuo de limpeza na cidade de Posse.

Veja mais fotos dessa ação

Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro