O objetivo, foi o Fortalecimento das Estratégias do Cooperativismo  de Produção Agropecuária e do Associativismo Rural, visando apoiar o programa Agropecuária Sustentável, Abastecimento e Comercialização, Linha de Ação, Desenvolvimento do Associativismo Rural e Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo – SDC.
Na ocasião, se faziam presentes o Prefeito Municipal José Gouveia de Araujo, o Diretor do DENACOOP – Erikson Camargo Chandoha, o Eng. Agrônomo Adilson Reinaldo Kososki, o Eng. Agrônomo Luiz Antônio Gonçalves dos Reis – Presidente do Instituto Novas Fronteiras de Cooperação, como referência nacional no que se trata de Agricultura Familiar, o Coordenador Geral do Território da Cidadania Vale do Paranã – Uriel Nojosa, vice – coordenador Marcio Passos, coordenador técnico Rafael Lagreca, lideranças classistas locais e regionais.

As propostas apresentadas deverão manter uma correlação direta com os programas e projetos desenvolvidos pelo DENACOOP e também enquadrar – se em, pelo menos, uma das seguintes linhas de atuação abaixo descritas:
01. Promover a capacitação técnica  ou gerencial de associações rurais e de cooperativas  de produção agropecuária.
02. Promover a capacitação gerencial e técnica do quadro social e funcional de pequenas associações rurais e cooperativas de produção agropecuária usuária dos programas governamentais:  Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE ou Politica de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sóciobiodiversidade- PGPM – Bio.
03. Capacitar o corpo técnico de cooperativas e associações rurais com o fim de disseminar, entre os associados, técnicas sustentáveis agropecuárias (ex. analise do solo; controle de irrigação; plantio direto na palha; integração lavoura, pecuária, floresta; sistema agroflorestais; agricultura de precisão; manejo de fauna silvestre; agricultura orgânica; etc.).
04. Promover eventos, tais como, congresso, simpósios e seminários, objetivando discutir politicas públicas para o associativismo rural e o cooperativismo.
05. Apoiar a editoração e publicação de material técnico, informativo ou didático relativo ao associativismo rural e cooperativismo.
06. Estimular a inclusão da mulher e da família na construção da equidade de gênero nas cooperativas e associações rurais, por meio de políticas públicas de geração de trabalho e renda, com ações de capacitação.

Ao abrir os trabalhos, o Prefeito Gouveia enfatizou sobre as dificuldades  dos pequenos agricultores em relação a linhas de crédito, aquisição de equipamentos e de assistência técnica. E disse: "Apesar das dificuldades, estas pessoas estão se conscientizando que realmente a união faz a força. Agradeço pelo trabalho que os senhores estão fazendo aqui e quando retornarem novamente a Posse, verão  que o resultado  foi gratificante na vida destas famílias associadas e cooperativadas". Ponderou o Prefeito.

O Diretor do DENACOOP, acentuou que as famílias da agricultura familiar poderão aumentar  de 10%  a 15% de sua produtividade de leite sem gastar um centavo sequer, quebrando paradigmas. Eu vou provar pra vocês na palestra. "É por isso que estamos hoje aqui trazendo coisas novas, através de um processo que nos temos que levar unidos ao longo dos próximos 03 anos". Afirmou Chandoha.

Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro