Entre às autoridades presentes se destacavam  à  Superintendente Estadual da FUNASA – Marcia Freire, o Dep. Fed. Pedro Chaves e o Presidente da Federação Goiana dos Municípios – Divino Alexandre.
 O Município de Posse, foi contemplado via convenio com a   FUNASA na ordem de R$ 1.600.000,00 para Construção do Sistema de Abastecimento de Água em comunidades do meio rural.

O objetivo da assinatura do convênio foi de encontrar soluções definitivas para às regiões mais secas do município que sofrem com a falta de água potável, apesar das ações emergenciais estarem ocorrendo de forma paliativas através do Carro- Pipa, do Governo Municipal e consolidar a população, mais qualidade de vida, saúde e a diminuição e risco de contaminação e doenças.

Para o Prefeito Gouveia, isso é um dever humanitário e uma questão de saúde pública para com esta parcela  da população que vive no campo. E diz: "Passo agora às boas noticias para esta sofrida população, estamos trabalhando para que muito em breve água potável possa jorrar nas torneiras de cada lar destes homens e mulheres fortes que aprenderam a resistir, diante da inclemência da natureza, diante de estruturas sociais e econômicas opressivas, diante da insuficiente ajuda das autoridades. Não há duvidas quanto à relevância de se pensar e se instituir uma nova politica pública para o meio rural. Ainda mais importante é que tal politica não fique apenas no papel, para desenvolver, para despertar o potencial econômico da região, para faze-la prosperar. Dificuldades enormes, muitas vezes, para assegurar a simples sobrevivência do nosso povo.  Mas, antes de tudo, cabe reconhecer e aplaudir a iniciativa da Superintendente Estadual da FUNASA em Goiás – Drª Marcia Freire". Afirmou Gouveia.

""

A reportagem do site da prefeitura fez questão de acompanhar o Carro – Pipa fazendo entrega de água na Fazenda Sucupira, localizada a cerca de 35 km da sede do município, e registrou a  comunidade  eufórica com a chegada do precioso liquido na última quinta – feira (22), proveniente da bacia de captação do Rio Prata, localizado às margens da BR: 020, próximo ao trevo de Posse, onde o Vice – prefeito Alex Soares dos Santos ficou maravilhado com tudo que viu, com a emersão de varias nascentes de águas cristalinas e aprovou o potencial de  qualidade da água do citado rio, para o consumo humano.

""

Os moradores da Comunidade Sucupira que percorriam quilômetros a pé, subindo e descendo serra, carregando  lata d’ água na cabeça, agradecem ao Prefeito Gouveia. A exemplo da Senhora Ivani Cardoso dos Santos, divorciada, mãe de dois filhos; Marcino  Cardoso dos Santos e sua esposa Jaci Ferreira dos Santos e seus três filhos e o Senhor José Francisco dos Santos e de sua companheira Maria de Fatima da Silva e seus dois filhos, disseram: "Obrigado Prefeito Gouveia  pela água de boa qualidade que nos fornece".

Percebendo a clarividência do Prefeito Gouveia que não era suficiente o carro – pipa para atender a demanda de água potável do município, mas desenvolver e melhorar de modo duradouro um projeto que atenda às necessidades básicas da população mais humilde, teve seu pleito deferido pela Fundação Nacional de Saúde – Funasa, para sanar este problema secular que aflige algumas áreas rurais de Posse.  E hoje, este povo sofrido do campo te parabeniza prefeito, por propiciar  melhores dias.

Veja mais fotos

Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro