Se faziam presentes na solenidade além do Prefeito Paulo Roberto Marques de Souza, com todo Secretariado, ao lado da Primeira Dama do Município, senhora Eunice Barbosa de Andrade, o Prefeito recém eleito de Posse-Dr. José Gouveia de Araújo, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores-Evandro de Oliveira Neves, o Prefeito recém eleito de Simolândia-José Neto,  o Reitor do IF Goiano- Dr. Vicente Pereira de Almeida e comitiva; composta pelo Pró- reitor de Desenvolvimento Institucional-Elias de Pádua Monteiro, Pró-reitor de Ensino-Virgílio Tavira Erthal, Diretor do Câmpus Ceres – Helber Souto Morgado, Diretor do Câmpus Iporá-José Junio Rodrigues de Souza, Diretor do Câmpus Morrinhos-Gilberto Silvério da Silva, Diretor do Câmpus Urutaí-Gilson Dourado, Diretor do Câmpus Morrinhos-Hasley Jesus da Costa, Diretora do Câmpus Posse- Simone Estrela, Assessora de Comunicação Social- Juliana dos Anjos e demais autoridades militares, civil e eclesiástica de Posse e Região.
 

A área de terras do IF Goiano, está encravada no imóvel “Vereda do Canto” com 135 hectares, doada ao Instituto, através da parceria Prefeitura Municipal de Posse, com a Câmara Municipal de Vereadores. No local, a Empresa EGE Construtora Ltda, de propriedade do Engenheiro Civil Daniel Galdino, vencedor do processo licitatório modalidade CONCORRÊNCIA, TIPO MENOR PREÇO para a construção do IF Goiano em Posse, orçado em R$ 9.772.260,91 da Concorrência nº 02/2012 Processo 23216.000344/2012-31 Objeto Contratação de empresa de engenharia especializada para a execução mediante regime de empreitada por preço global, para a execução dos serviços de construção e instalações da 1ª etapa de implantação do Câmpus da Cidade de Posse, já esta realizando o serviço de terraplanagem para a construção de 4.500 metros quadrados de área onde cada tijolo representara a base do progresso e desenvolvimento de acordo com a exigência do mundo globalizado. “O prazo contratual para a realização das obras é de 24 meses”. Enfatizou o engenheiro Daniel.
 

O IF Goiano tem como propósito formar e qualificar profissionais, em diversas áreas da economia, como também realizar pesquisas e promover o desenvolvimento tecnológico, oferecendo estruturas para a educação continuada. Possui em seu quadro efetivo, profissionais qualificados e especialistas na área. A instalação do Câmpus Avançado do IF Goiano em  Posse, é uma reinvindicação antiga da população que nunca foi levada à serio em governos anteriores, desta vez, entretanto, esse anseio vai ser atendido com  a oportunidade de inclusão de 1.200 alunos de nossa cidade e região.
 

Na ocasião, as autoridades posaram para foto, literalmente ao entorno da “Pedra Fundamental”, que simboliza o lançamento do IF Goiano em Posse, em seguida se dirigiram para baixo de uma grande tenda, onde foi entoado o Hino Nacional Brasileiro. Ao fazer  o uso da palavra, o Presidente da Câmara  de Vereadores de Posse, elogiou a Sr.ª Simone Estrela, Diretora do Câmpus de Posse, e também a Presidenta Dilma. “Obrigado presidenta Dilma, por ter doado o IF Goiano para Posse”. Ressaltou o Vereador Vando.

""

A Diretora Simone Estrela, disse se sentir cidadã possense, a partir do momento que viu nas mãos do prefeito Paulo Roberto, a Certidão de Nascimento do IF Goiano. O Prefeito recém eleito de Posse, Dr. José Gouveia, elogiou a parceria firmada entre a Prefeitura e a Câmara, adiantando de antemão que em sua gestão o IF Goiano, continuara tendo todo apoio necessário. “É assim que penso sobre administração”. Diz Gouveia.
 

Por sua vez, o Magnifico Reitor do IF Goiano, relatou que no primeiro momento das conversações, o Governo Federal pressionou naturalmente para que o município angariasse o mais rápido possível a área para o Câmpus de Posse, porque outras localidades também tinham  interesse no Instituto, mas o Prefeito Paulo Roberto, junto com a Câmara de Vereadores não hesitaram, e em tempo  hábil, preencheram todos  os requisitos.
A Escola tem como prioridade a verticalização do ensino, desde a formação  inicial e continuada, cursos em todos os níveis e modalidades, cursos superiores de tecnologia, licenciaturas, e mestrados tecnológicos, todos definidos de acordo com a demanda do mercado produtivo local,  isso dependerá das audiências públicas , para que a sociedade escolha o curso que se adeque com sua realidade, como o melhor para seus filhos. A profissionalização é uma porta aberta para que realmente o desenvolvimento aconteça, com esse olhar voltado para a região, após uma melindrosa analise, o Governo Federal se sensibilizou, optando por Posse. 
 

Segundo o Reitor, nesse período em que as obras estão sendo realizadas, serão ofertados  pela PRONATEC,  cursos de iniciação continuada e curso a distância junto com a Prefeitura, e isso é para imediato, fazendo um trabalho com a comunidade de Posse e Região. A sociedade verá a diferença ao fazer a comparação com o antes e depois da vinda do IF Goiano.
 

“Parabéns Paulo, você está encerrando seu mandato com Chave de Ouro, pela grandiosidade e importância desta obra que sempre será lembrada por todos”. Enfatizou Dr. Vicente-Reitor do IF Goiano. Ao fazer uso da palavra, o Prefeito Municipal de Posse, visivelmente emocionado, agradeceu de coração ao Reitor do IF Goiano-Dr. Vicente Pereira, por ter sido uma peça fundamental na construção desta Escola, por recebê-lo em Goiânia, quantas vezes fosse preciso, chegando ao ponto de cancelar importantes reuniões para lhe dar uma atenção especial, voltada para o interesse mútuo da nossa comunidade e região. O Prefeito também agradeceu ao Fernando e a Cristina, engenheira projetista da obra.
 

Paulo Roberto agradeceu a todo seu secretariado, ao Presidente da Câmara-Evandro de Oliveira Neves, a quem pediu para que convencesse os demais vereadores a aprovarem o mais rápido possível uma área para o SEBRAE Regional-Nordeste Goiano e cobrou do Prefeito recém eleito para que desse continuidade não só aos trabalhos de parceria com o Câmpus do IF Goiano de Posse, mas também com o Lago, Creches e muitas outras obras em andamento em nossa cidade.
 

“Obrigado por tudo meu irmão, meu amigo Vicente, sem o seu apoio não estaríamos aqui nesse momento, celebrando o lançamento da pedra fundamental da maior obra do nordeste goiano”. Conclui-o o Prefeito de Posse.

 

Confira algumas fotos do evento 

 

Texto: Ivan Carlos Brasileiro