O Prefeito Municipal José Gouveia de Araújo, Movido pela fé na maior Festa Religiosa e Cultural do Nordeste Goiano realizada no período de 10 a 19 de maio na cidade de Posse-GO, tido como a esperança do povo possense rende graças ao Espirito Santo em missa realizada no Sábado(18) que contou com a presença de mais de 3 mil fieis.

Se fazia presente além do Gestor público, as seguintes autoridades: o vice-governador do Estado de Goiás -José Eliton de Figueredo Júnior, o Dep. Fed. Pedro Chaves, o Dep. Estadual Iso Moreira.
O Mons. Epitácio Cardoso Pereira, abriu os trabalhos após a Fincada do Mastro com a Bandeira do Divino, conduzido pelo casal Imperador 2013, João e Durvalina, seguido foliões ovacionados com um Show Pirotécnico.
A Missa foi Celebrada pelo Padre Joaquim  Regis Filho, convidado especial  da cidade de Formosa-GO, que foi categórico em seu sermão ao afirmar que muitos têm deixado de ser imitadores de Cristo e seguidores da sua palavra, para imitar e seguir o exemplo do homem natural. E que não devemos nos espelhar em homens, mas no Senhor Jesus, e que muitos vão a igreja para ver o que Deus pode fazer por eles, e nunca perguntaram o que Deus quer que façamos por Ele Jesus. O Padre, ao saldar as personalidades  politicas ali presentes, diz: “Que o Espirito Santo possa derramar todas as bênçãos sobre vós, sintam-se a vontade e acolhidos por Posse.”  Alertando também aos fieis para que sempre respeitem todas as autoridades constituídas entre os homens.

Fincada do Mastro

Pe. Joaquim

Ao termino da Missa, o Mons. Epitácio, divulgou em primeira mão que pretende construir uma moderna igreja na Vila São José, como mais uma participação  do clero na vida daquela comunidade. E ao ser questionado sobre a belíssima festa, diz: “ Desde criança acompanho a Festa do Divino que com o passar do tempo se tornou grandiosa pela sua estrutura e organização, graças ao apoio do município e dos fieis, sem deixarmos de citar a forte participação dos que adotaram Posse como cidade mãe para fixar residência e ampliar seus negócios comerciais.” Enfatizando que a Festa do Divino não é profana.

Na sequencia, o Prefeito Gouveia e os demais convidados se dirigiram a arena, armada nas imediações da igreja na Praça Mãe Loló, para assistirem a pré apresentação da Cavalhada, narrada pelo Professor Dimas Araújo, para que o público presente pudesse conhecer suas origens buscando na tradição romana e portuguesa a luta simulada entre Cristãos de vestes azul  e Mouros de vestes vermelha, ocasião em que ocorreu o roubo da Rainha. Ao termino desta apresentação, o Prefeito Gouveia e o Vice Alex se confraternizaram com os amigos na barraca montada  na área frontal da igreja onde se degustaram de refrigerantes  e comidas típicas e participaram de um grande leilão na expectativa do que ainda estaria por vir: o Show de Pedro Paulo e Matheus, 15 anos de carreira dedicado à musica sertaneja.

""

E no domingo dia (19) a grande batalha, representado por ocasião da festa religiosa do “Divino Espirito Santo” na cidade de Posse, definida como o maior “Teatro Folclórico” ao ar livre da região, abrilhantado  pelos atores da ACAPOSSE-Associação Cavalhadas da Festa do Divino de Posse, que há mais de 100 anos  vem mantendo esta tradição.

Obs. A cavalhada só ocorreu este ano, graças ao apoio e incentivo da Prefeitura Municipal ao atender o pleito da Associação na doação através do comodato da nova área de 12 mil metros quadrados localizada na Av. Juscelino Kubistchek de Oliveira, onde ocorreu a grande batalha com: desfile de cavalo, corrida de cavaleiros, jogos de argolinhas, com o encerramento através do encontro de todos os combatentes na missa realizada pelo pároco da igreja do Divino, com o intuito de selar a paz entre os dois exércitos.

A Festa foi encerrada com o Bingo de um automóvel Palio O Km.

Confira mais fotos do evento

Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro