Desta vez o encontro foi com Fabrício Ribeiro, gerente de Sistemas de Esgoto; Aritana da S. Oliveira, Gerente Regional de Campos Belos; Darci Vieira Melo, gerente local; engenheiro elétrico, Vinícius Cipriano Mota Souza e o técnico industrial Juvenil Cardoso.

O objetivo foi discutir o Protocolo de Intenções para a possível efetivação do Contrato de Programa entre o Município de Posse e a Concessionaria de Água e Esgoto.

Na ocasião, o secretário e o vereador cobraram da SANEAGO que cumpra integralmente as decisões protocoladas no protocolo de intenções celebrado entre o Município e a Saneamento de Goiás (SANEAGO) em relação as reivindicações do Executivo e as denuncias do vereador Abílio.

Nesta segunda rodada de negociações a Concessionária se prontificou em parceria com o município a realizar um trabalho educativo para que os consumidores não desaguem as chuvas na Rede Coletora de Esgoto, da mesma forma as oficinas mecânicas não descartarem óleo lubrificante na referida tubulação. Razão pela qual os PVs (Tampas de Esgoto), não suportam e transbordam os detritos nos Córregos Muritiba e Passagem e consequentemente poluindo o Rio Prata.

Em visita a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), foi verificado que a obra do local de armazenamento de um gerador esta concluída, porem sem data definida para aquisição do motor estacionário que irá acabar com os riscos de colapso na elevatória.

Devido a falta deste equipamento, sempre que ocorre falta de energia elétrica, a elevatória passa a despejar esgoto in natura diretamente na natureza, espraiando seus efeitos para além da esfera ambiental, atingindo também diretamente a saúde da população ribeirinha da região do Prata.

Apesar de tudo a SANEAGO, considera a ETE de Posse, como uma das mais modernas do Estado por possuir um Reator e uma Lagoa e que a cidade de Posse, esta coberta por 92% de Rede de Esgoto.

Abilio, propôs um maior comprometimento sócio – ambiental da empresa e que a mesma forneça água potável para Comunidade do Prata.