Tendo o empreendedorismo como uma das prioridades de gestão, o Prefeito Paulo Roberto, não hesitou em trazer o SEBRAE para Posse, por acreditar no potencial econômico e humano de Posse e região, que carecia apenas de  uma oportunidade que somente a “Educação é capaz de propiciar, ao levar um homem de um  extremo a outro da vida; da pobreza a riqueza, a riqueza do  saber”, oferecendo aos alunos da Rede Municipal de Educação, o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos(JEPP), em resposta ao Convênio Nº 155/2012, firmado em 26 de julho do corrente ano, entre a Prefeitura Municipal de Posse e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás- SEBRAE/GO. O objetivo é que os docentes disseminem a cultura empreendedora entre alunos do Ensino Fundamental .

Em Posse, a turma de 28 professores  participantes foram  capacitados  simultaneamente sob a gestão do SEBRAE ,entre os dias 22 a 24 de maio, com uma carga horaria de 30 horas, no qual foi desenvolvido uma oficina  de empreendedorismo e elaborado um plano de aula para implantação do curso aos alunos.

A meta é que o conteúdo seja  transmitido, no decorrer deste ano , a cerca de um  mil e vinte um(1.021) estudantes para despertar e fortalecer o espírito empreendedor  por meio de atividades lúdicas e comportamentais com a finalidade de possibilitar aos jovens uma nova consciência de mercado de trabalho e incentiva-los para a atividade empreendedora na vida adulta. “Empreendedorismo não é ganância  nem individualismo.

Está em todas as áreas que envolvem o aspecto social e a criatividade. Nosso mundo hoje não é apenas de carteira assinada, é renda. Estamos muito felizes e agradecemos  ao Sebrae/Go por mais essa parceria”, declara o Prefeito Municipal Paulo Roberto”.

“A educação é nosso maior e melhor investimento. Hoje estamos plantando a semente de uma radical transformação no sistema educacional possense e goiano, propiciando a um mil e vinte um alunos (1.021) entre crianças e adolescentes a oportunidade de aprender, contribuindo para essa formação e em um futuro próximo ajudar alavancar a economia local graças a este aprendizado, pela ação do Sebrae/Go, desmistificar a ideia de empreendedorismo é só para adulto, graças ao apoio e a visão descentralizada do prefeito Paulo Roberto e da secretária Ruth ”, ressalta Tânia Aparecida da Silva- Gerente Regional do Sebrae/Nordeste Goiano.

“ Posse dá hoje mais um passo importantíssimo em busca da educação básica de qualidade. O oferecimento do curso Jovens  Empreendedores Primeiros Passos é uma ação importante considerando que uma  das principais propostas  da Secretaria de Educação do município é preparar nossos alunos para o mundo de trabalho”, afirma a secretária Ruth Veiga.
Metodologia.

O tema proposto é adequado à faixa etária correspondente, bem como jogos, as dinâmicas, os exercícios e as pesquisas intra e extraclasse. Nas propostas lúdicas do plano de negócios o intuito é responder às necessidades dos alunos qualquer que seja  sua condição escolar, social, econômica e cultural, bem como incentivar o envolvimento da comunidade escolar.

A metodologia baseia-se em novos paradigmas, que abordam o empreendedorismo em um sentido amplo, sistêmico e sustentável como cultura da cooperação , inovação, ecossustentabilidade , ética e cidadania.

Por: Ivan Carlos Brasileiro