Centro de Processamento de Dados

O Centro de Processamento de Dados (CPD) é o órgão responsável pela gestão e implantação de recursos tecnológicos com o objetivo de proporcionar aos demais órgãos da administração pública municipal mais eficiência e ecomomia na execução de suas rotinas.

Rede de dados

Para interligação dos órgãos da prefeitura estamos implantando uma RAN (Regional Area network) uma rede de dados que interconecta os órgãos da administração pública municipal. RANs são maiores que local area networks (LANs) e metropolitan area networks (MANs), mas menores que wide area networks (WANs). RANs são comumente caracterizadas pelas conexões de alta velocidade.A interligação dos pontos está sendo realizada pela Cultura Net, um provedor de internet wireless.

Servidores de Dados e Internet

Com a nova versão do software de gestão pública, implantamos na sede da prefeitura novos servidores de dados e web. Com a interligação dos órgãos, centralizamos o processamento das informações no CPD e os clientes configurados nos órgãos fazem a conexão obtendo os resultados em tempo real. Através desses novos servidores possibilitamos também a liberação dos Serviços Online e Portal da Transparência.

Migração para software livre

O software livre está ganhando espaço rapidamente no setor público, seja pela economia, seja pela eficiência, o fato é que o “free/open source”, é uma excelente alternativa para quem procura flexibilidade, eficiência e redução de custos com licenciamento de softwares. Estamos gradativamente migrando a plataforma da prefeitura para esses softwares.

Centro de Processamento de Dados