“Este é um resultado muito positivo. A população está de parabéns, o número de focos representa apenas um por cento dos logradouros visitados, o que é bem abaixo do esperado”, afirmou Manieri. 

 

O prefeito José Gouveia também ficou satisfeito com os resultados. Pelo relatório apresentado, a maioria dos quintais destes setores estava limpa e roçada. “Isto mostra que a população de Posse, em especial nos setores citados estão tomando consciência da importância do combate ao mosquito da dengue. Este cuidado tem que ser permanente e não apenas nestes períodos de campanha intensa” ressaltou Gouveia. 

 

Todas as secretarias municipais de Posse se envolveram diretamente no trabalho de ontem e com isto 66 equipes foram formadas. O trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde começou às 06h30 com a montagem do Posto de Campanha e foi direto até as 18h15, quando estavam sendo lançados os resultados no sistema integrado com a Regional Nordeste II de Saúde e Corpo de Bombeiros. Os dados continuam sendo atualizados hoje. 

 

Bete Manieri confirmou que ainda foram encontrados muitos imóveis vazios e fechados, o que impediu a inspeção dos mesmos.  No mapa da Vigilância, as áreas livres de foco aparecem em verde, as com foco aparecem em vermelho e as com logradouros fechados em amarelo. Os moradores dos imóveis livres do mosquito receberam o selo que comprova o fato pelos agentes das equipes.

 

 “Basta um foco em uma casa para que todo o quarteirão fique em vermelho. O mesmo se aplica a marcação em amarelo. Isto significa que nossas equipes terão que voltar a estes locais e verificar o andamento do combate aos criadouros”, explicou a secretária de Saúde. O foco continuará sendo, segundo ela, a educação e prevenção e todos os setores e povoados de Posse que ainda não foram visitados, o serão.