O Prefeito José Gouveia de Araújo, abriu na manhã da ultima sexta-feira(24) de abril, no Auditório da Câmara Municipal de Posse, a 2ª Conferência Municipal das Cidades, tendo como Tema: Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já.

"O nosso compromisso é com o povo, por isso estamos aqui objetivando a construção de um planejamento ordenado para Posse, razão pela qual não podemos ser felizes sozinhos, trancados na ilha do nosso egoísmo, sem a alma participante aberta as aspirações coletivas". Enfatiza Gouveia.

""

O Evento, é o passo inicial para a consolidação da parceria entre o governo e a sociedade na participação do Município de Posse na 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES e teve o apoio da Prefeitura Municipal e contou com a participação de representantes de entidades, Conselhos,  Associações e a população em geral . Na ocasião, o Vice-Prefeito Alex Soares dos Santos, Coordenador Geral da Conferência saudou a todos os presentes e diz: "Todos nós, temos a obrigação de melhorar a nossa cidade".

O Secretário Geral Adelmo de Paula, fez a leitura do Decreto convocatório da minuta do Regimento e propôs a sua aprovação pelos participantes e, também recebendo as inscrições das entidades para a Eleição do Conselho Municipal das Cidades-CONCIDADES.

As 10h foi realizada a 1ª palestra com os temas dos eixos temático: Políticas de Incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da prosperidade e Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU), ministrada pelo Representante da Fundação João Mangabeira, Prof. Domingos Barbosa dos Santos (Prof. Dumas), Graduado em Filosofia pela PUC-Goiás, Mestre em Filosofia Politica pela Universidade Federal  de Goiás.

""

"Os empresários, os professores,  e os religiosos deveriam estar aqui hoje, essas pessoas tem a função social e faltaram com responsabilidade por falta de polarização". Ressalta Dumas.

As 11h foi realizada a 2ª Palestra com os Temas : Participação e controle no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), e Instrumentos e Politicas de Integração intersetorial e territorial, ministrada pelo Arquiteto  John Mivaldo Silveira, Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO).

""

"Temos que entender que nem sempre o significado de desenvolver significa crescer". Diz o presidente do CAU-GO.

No período vespertino, o Presidente da 2ª Conferência Municipal das Cidades Márcio de Oliveira Passos, reabriu os trabalhos com a divisão de dois(2) grupos para a realização das Oficinas dos eixos temáticos acima citados pelos conferencistas. Os trabalhos foram apresentados pelos grupos e na plenária final as propostas entraram em pauta, moções, discussões, e a realização de uma votação para inclusão no Relatório Final, que será divulgado em breve por este site.

Na ocasião, a senhora Marta Luzia representante do seguimento dos catadores do lixão municipal, pediu um aparte quando a palavra estava aberta ao público e emocionou a todos ao rogar e suplicar para a constituição da Cooperativa dos Catadores em um local que possam trabalhar com dignidade. A tão sofrida mulher, recebeu uma salva de palmas pela coragem e determinação de expor a problemática do dia a dia dos filhos da exclusão, com uma certeza que muito em breve se tornarão cidadãos.

""

O Presidente Márcio Passos, ao retomar a leitura da minuta e com a aprovação dos participantes, conclui: "Aprovado a constituição da Cooperativa dos Catadores, a sua área com um galpão, bem como a analise bimestral d’ água que consumimos na área urbana e rural".

Na sequencia  foram indicados três (3) delegados à Conferência Estadual das Cidades a ser realizada em Goiânia, entre 1º de julho a 28 de setembro.

O Coordenador Geral Alex Soares dos Santos, vice-prefeito municipal, representante do Executivo;

O Relator Adjunto Dr. Leomar Vieira de Melo, representante da OAB;
Dr. Junio Cesar Bispo Alves, da Comissão Eleitoral, representante de Cooperativa.

OBS. O êxito da 2ª Conferência Municipal da Cidade de Posse, se deve a Comissão Preparatória:

• Presidente: JOSÉ GOUVEIA DE ARAÚJO (Prefeito Municipal de Posse);
  • Coordenação geral: ALEX SOARES DOS SANTOS (Vice-Prefeito);
  • MÁRCIO DE OLIVEIRA PASSOS – Presidente;
  • ELIONIZA SOARES MOREIRA – Coordenadora Geral;
  • ADELMO DE PAULA – Secretário Geral;
  • DRª MARIA TEREZA ALVES DA COSTA BORGES – Relatora Geral;
  • DRº LEOMAR VIEIRA DE MELO – Relator Adjunto;
  • GILVAN VICENTE ALCIDES, DANIELA SOARES DE BRITO, PÁBULA LIMA DIAS – Coordenadores de Infraestrutura;
  • VEREADOR ABÍLIO FRANCISCO DE OLIVEIRA JÚNIOR, DRº JUNIO CESAR BISPO ALVES, ALZIRA AZEREDO – Comissão Eleitoral;
  • UBIRATÃ FONSECA LIMA, ALEX SOARES DOS SANTOS – Comissão de Mobilização e Divulgação.

Também participaram do evento os vereados: Valdenite; Chefe; Ricardo, abrilhantado pelo Mestre de Cerimonia e Chefe de Gabinete – Antônio Gilberto de Oliveira(Gargantinha de Ouro).

Confira as fotos do evento