O evento foi ministrado pela consultora da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e da UNESCO Ana Carolina Nascimento Fernandes em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social com o objetivo de incentivar os gestores do Nordeste Goiano a fazerem a adesão no dia 02 de maio em Brasília ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Física- Viver sem Limite.

Na ocasião, abrilhantavam com a sua presença as seguintes autoridades: Volnei José Momoli-Prefeito de Guarani de Goiás; Maria Aparecida-Prefeita de Buritinópolis; Jovam Lopes Junior – Prefeito de Mambai; Josaquim Miranda-Prefeito de Teresina de Goiás, Adonita Aires- Secretária de Esporte; Leila Aparecida Menezes Araújo-Secretária de Educação; Hallison Gouveia Monteiro- Secretário de Ação Social;  Armando Ayres de Araújo- Secretário de Administração; Evandro de Oliveira Neves-Secretário de Agricultura; Dimas Antônio de Araújo- Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Posse(SINDISEMP), o suplente de vereador Romes Alves da Silva(Romes do Mãe Bela) a Assistente Social Lilian Fabiana da Silva Rodrigues, Rui Barbosa -Secretário de Administração de São João D’ Aliança, Maristela Batista do Nascimento-Chefe de Gabinete do Dep. Estadual  Luiz Cesar Bueno(PT) e demais lideranças locais e regionais.

""

Ana Carolina alertou Gouveia  para que um servidor do município se atentasse para o detalhamento de todas as ações que compõem o Plano Viver sem Limite para não perder o prazo divulgado no site da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal e que o programa tem que ser a cara do prefeito na mobilização do secretariado, para que a administração num todo participe da articulação das politicas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção a saúde e acessibilidade idealizadas para promover os direitos das pessoas com deficiência, já que no Brasil, 45 milhões de pessoas declaram possuir algum tipo de deficiência, segundo o Censo IBGE/2010 e no município de Posse, esse numero é de 8.000 e nenhuma delas deverá ser excluída do programa.

O Plano Viver sem Limite envolve todos os entes federados e prevê um investimento total no valor de R$ 7,6 bilhões até 2014 com a participação de mais de 15 ministérios e do Conade para que a deficiência não seja utilizada como motivo de impedimento à realização dos sonhos, dos desejos, dos projetos, valorizando e estimulando o protagonismo e as escolhas das brasileiras e dos brasileiros com e sem deficiência.
A Consultora do Governo Federa diz: “ Prefeitos, o dinheiro esta  sobrando no caixa do Governo Federal” enfatizando  que para pleitear  os recursos, os gestores municipais devem apresentar projetos que atendam as necessidades daqueles que buscam acesso  aos  serviços públicos. As deficiências são classificadas como: física, auditiva, visual, mental e múltipla.

Ao fazer uso da palavra, Gouveia agradece a presença de todos em especial a  Ana Carolina, por trazer um florão de esperanças às famílias possenses e da região que tem inseridas em seu seio pessoas com deficiência. “ Compactuarei com ações para que o Viver sem Limite seja um instrumento transformador na vida das pessoas com deficiência aqui em Posse”. Relatando o prefeito que não medirá esforços para que essas pessoas sejam inseridas na sociedade.
O Mestre de Cerimonia Antônio Gilberto de Oliveira-Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Posse, com o consentimento da ilustre convidada abriu o microfone para que o público pudesse  fazer questionamento. Ocasião em que  o Professor Dimas Araújo,  visivelmente emocionado quase leva as lagrimas o público presente.

Na sequencia, a representante dos Direitos Humanos da Presidência da República se reuniu no período vespertino com os Conselhos, entidades e instituições no intuito de apresentar as diretrizes para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com deficiência.

Na quarta-feira(24), a programação foi encerrada ao meio dia com a participação dos pais e dos responsáveis pelas pessoas com deficiência, interagindo através de perguntas e respostas para que não houvesse duvidas a respeito do Plano.

A estimuladora do Plano Viver sem Limite agradeceu ao prefeito Gouveia e ao Secretário Hallison de Ação Social de Posse que juntamente com sua equipe não mediu esforços para que esse evento fosse um sucesso, por visitarem no dia anterior às instituições de atendimento às pessoas com deficiência, divulgando a programação do evento e convidando a todos a participarem. A exemplo da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais( APAE de Posse Bruno Borges da Conceição)  em que a prefeitura municipal, mantem 3 profissionais: Assistente Social Pabula, Psicóloga Paula e a Fonoaudióloga Tatiana Vaz.

Ana Carolina ficou impressionada com a estrutura da APAE, e diz: “das APAE que visitei, a de Posse é a melhor do Brasil”. Concluindo num gesto de felicidade que o Plano já começa a se tornar realidade na vida das pessoas.
Maiores informações pelo E-mail ana.pvsl@sdh.gov.br ou viversemlimite@sdh.gov.br
                (61) 2025 – 3068
                (62) 9614 –  4569