Alem das autoridades citadas, se fazia presente a esposa do Vice-Prefeito Alex, a Senhora Fabiane Kollin , O Presidente da Câmara Municipal Jair Pereira da Silva, Secretária de Saúde Rosana Maria da Silva Tonhá, Secretário de Administração Armando Ayres de Araújo, a Senhora Maildes de Oliveira Melo –Representando a Secretária de Educação Leila Aparecida Menezes Araújo, Assistente Social Lilian Fabiana da Silva Rodrigues, Assessores Especiais, Entidades Classistas, Imprensa e a Comunidade.

""

A  Conferência realizada constituiu-se em instância que tem por atribuição a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.  Objetivo Geral: Avaliar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS, reconhecendo a co-responsabilidade de cada ente federado, e eleger Delegados(as) para a Conferência Estadual de Assistência Social a ser realizada em setembro em Goiânia.

O Prefeito Gouveia, na condição de Presidente de Honra afirma: "Parabéns Secretário Hallison e a toda sua equipe envolvida nesse belíssimo trabalho, por ser a sua pasta uma das mais importantes desta administração por tirar as pessoas da exclusão".

A III Conferência Municipal  teve como tema "A GESTÃO E O FINANCIAMENTO NA EFETIVAÇÃO DO SUAS" e foi presidida pela Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social do Município- Senhora Maria Eliníra Paiva Ferreira dos Santos.

As Conferencistas Tatiana Hennimam –Psicóloga e Eliane M. C. Lemos – Assistente Social-Representantes Técnicas da Secretaria de Cidadania do Estado de Goiás, apresentaram o Regimento Interno da Conferência Municipal de Assistência Social, os eixos  e objetivos específicos num trabalho de interação com cerca de 700 pessoas  dos 3.325 beneficiários  do Programa Federal de Assistência Social no município.

EIXO 1- O COFINANCIAMENTO OBRIGATÓRIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL; EIXO 2- GESTÃO DO SUAS: VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL, PROCESSOS DE PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO; EIXO 3- GESTÃO DO TRABALHO; EIXO 4- GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS; EIXO 5- GESTÃO DE BENEFÍCIOS NO SUAS; EIXO 6- REGIONALIZAÇÃO.

Eliane, ao ser questionada o por que de uns ganharem mais do que outros no Bolsa Família,diz:
"Pela idade, se tem gestante ou portador de necessidade especial em casa" enfatizando, que as pessoas pensam que ao fazerem a capacitação profissional perderão o Bolsa Família. “ Não, as pessoas devem ter consciência quando se capacitarem e estiverem ganhando dinheiro, dar oportunidade a outros”.

""

A técnica, também atentou as pessoas a usarem o cartão somente para aquisição de gêneros alimentícios ou remédios guando necessário, devido a rigorosa fiscalização. E que um erro cometido lá atrás fez com que a Renda Cidadã não estivesse hoje com a Ação Social.

No Centro da Juventude, foi servido almoço a todas as pessoas que participaram das palestras e no período vespertino foi realizada a Plenária Final, em caráter deliberativo em que foram feitas: Analises, recomendações e propostas, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, em que foi reconhecida a co responsabilidade de cada ente federado e escolhidos 04 delegados    (02 Titulares  e 02 Suplentes),de forma paritária na seguinte proporção:
Hallison Gouveia Monteiro ( Governo Municipal )
Lilian Fabiana da Silva Rodrigues ( Governo Municipal )
Neide Almeida Barros ( Suplente – Governo )
Márcia Aparecida M. Franco  ( Civil )
Flávia Oliveira ( Suplente – Civil )

Mais fotos do evento

Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro