As medidas são tomadas com rapidez com ações que estão ocorrendo, para isso: Prevenir é melhor do que remediar, em  relação a riscos da ocorrência  de acidentes provocados pelas fortes chuvas, registradas desde novembro passado, como um processo natural do período chuvoso da região, causando: erosões, buracos, exposições de pedras pontiagudas, atoleiros, com aclives e declives escorregadios e até mesmo o rompimento de estradas em consequência a desproporcionalidade da infraestrutura existente não mais comportar a voracidade das águas formadas pelo seu curso natural.

A Comunidade das Aboboras, foi a primeira a ser contemplada com a medida emergencial, com o trabalho técnico no manejo integrado do solo e da água, com a ampliação da vasão do Córrego temporário que corta  o Povoado, onde se encontravam praticamente ilhados, grande parte dos seus moradores.

Na sequencia, a comunidade a ser atendida foi a de  Macaúbas, composta por varias fazendas, que segundo os moradores a muitos anos não vinham recebendo a atenção devida do Poder Público, em relação a manutenção das estradas. Na ultima quarta-feira(20), o Secretário Municipal de Administração-Armando Ayres de Araújo, e o Assessor de Comunicação e Relações Públicas –Marcio Passos, foram acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pela força tarefa municipal e ficaram impressionados com a competência e determinação do Secretário Municipal de Transportes –Nilson Barbosa de Andrade e do seu Diretor de Transportes-Francisco de Assis da Silva(Chiquinho) pelo trabalho ali realizado pela operação tapa-buracos, com o apoio da comunidade que de pronto, doou todo cascalho necessário para o revestimento dos pontos críticos da estrada principal e dos acessos as fazendas ali existentes, bem como o da Via que interliga o Povoado Formiga a BR: 020.

“As crianças faltavam  até por uma semana a Escola, porque a estrada era intransitável”. Declarou o Sr. Edson Bispo Alves, morador da localidade. “Gouveia, continue assim, arrumando as estradas, pra nos esta bom demais”. Conclui-o o morador. Segundo a Sra. Rosa Lina Benicio do Nascimento(Dona Rosa), residente na Fazenda Buriti-Só, integrante da área denominada Macaúbas, declarou para esta reportagem que a anos estavam esquecidos pelas autoridades competentes e que as crianças eram as mais prejudicadas pela má conservação das estradas que acarretava a falta de transporte para conduzi-los a Escola.

“Obrigado Gouveia, por olhar para nos logo no inicio da sua gestão “. Enfatizou Dona Rosa. As próximas localidades a serem contempladas pelo Plano de Gestão Municipal, são: Faz. Prata, Caiçara e Curralinho e etc… A Gestão 2012-2016, com a realização destas ações no meio rural tem como objetivo, o escoamento da produção, deslocamento de consumidores e estudantes, com conforto e segurança até a Sede do Município e vice-versa, como um florão de esperanças em compromisso com o povo.

Fotos da obra

Textos e fotos: Ivan Carlos Brasileiro