O Mutirão começará  às 9h tendo seu término previsto  para às 16:30, com a emissão na hora e gratuitamente de documentos como carteiras de identidade, de trabalho e Cadastro de Pessoa Física(CPF), ficando a emissão de Certidão de Nascimento após a prévia autorização do Poder Judiciário da Comarca de Posse.

“A nossa meta é atender uma grande parcela da população rural desse município, priorizando a mulher, se estendendo aos homens, jovens e crianças que não possuem documentos como carteira de identidade, CPF, e Carteira de Trabalho, no local do mutirão”, explica a assessora da Coordenadoria do PNDTR no DF, Geraldina Souza, para que os trabalhadores rurais não sejam mais impedidos de exercerem a cidadania e de acessarem as politicas públicas do Governo Federal.

Tendo como objetivo fundamental uma inclusão social e produtiva das trabalhadoras rurais, na reforma agrária e na agricultura familiar. A ação se baseia na emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas e jurídicos, através dos mutirões itinerantes de documentação. O Programa também realiza ações educativas, com o objetivo de esclarecer as beneficiaras sobre o uso de documentos, bem como apresentar as políticas públicas e orientar quanto ao seu acesso. O PNDTR faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, no eixo Acesso a Serviços, e é a porta de entrada das mulheres rurais para participarem das políticas públicas. O foco da iniciativa para o campo, é viabilizar a inclusão produtiva das famílias do meio rural. A prioridade é aumentar a produção dos(as) agricultores(as) através de orientação e acompanhamento técnico, oferta de insumo e água. Assim uma ação especifica para aumentar a renda das mulheres rurais é fundamental para a erradicação da pobreza.

O Programa tem como parceiros vários órgãos governamentais, incluindo o Instituto Nacional do Seguro Social(INSS), Instituto de Identificação, Superintendência do Trabalho,  Prefeituras e etc…

“E em nome da Coordenadora Regina Frazão, o PNDTR-DF, agradece ao apoio irrestrito dispensado pela Prefeitura Municipal de Posse, em prol da realização deste grande evento”. Conclui-o Geraldina Souza.

Texto: Ivan Carlos Brasileiro