O evento de realização da Prefeitura Municipal  de Posse – GO, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio das Secretarias de:Administração, Ação Social, Limpeza Pública, Infraestrutura,  Departamento de Comunicação, Departamento de Transporte Escolar  e das instituições filantrópicas Lions Clube e do Projeto Rainha Verde da Pastoral da Criança da Igreja Católica, Conselho Comunitário de Saúde, com a participação especial do 3ºPBM e do Hospital das Forças Armadas(HFA).

""

O objetivo foi o de compreender o conceito de justiça baseado na equidade, e empenhar-se em ações solidárias e cooperativas, assumindo posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação na construção de uma sociedade justa e democrática, na conscientização que Cidadania também é Saúde.

Os serviços oferecidos a população, foram:

– Odontólogos do HFA: Palestras sobre hábitos de higiene bucal e aplicação de flúor, restauração, Periodontia (raspagem da gengiva) com a realização de centenas de procedimentos. Obs.: A equipe ainda  visitou e atendeu as crianças da Casa de Apoio Pequeno Edson.

""

– Equipe Médica  e Técnica da Secretaria Municipal de Saúde e do CMO, realizaram aferição de pressão e exame de Glicemia. Na ocasião, quatro pacientes hipertensos foram encaminhados ao Hospital Municipal, onde foram novamente medicados e passam bem, entre eles o Sr. Manoel Rodrigues da Silva, de 64 anos e o Sr. Valdemar Pereira de Souza, de 67 anos, ambos moradores do Setor Morada do Sol.

""

– Cabeleireiro, escova e corte de cabelo proporcionado pelo Projeto Rainha Verde da Pastoral da Criança e Lions Clube.

""

– Assessoria Jurídica gratuita: Previdenciária, Dpvat, Agrária, Direito familiar e etc.,   pelo Escritório Josserrand Massimo Volpon- Advogados Associados de Goiânia.

""

– Triagens Psicológicas, proporcionado pelo Lions Clube de Posse.

""

– Uma tenda dos Bombeiros,  exposta  pelos  militares na apresentação do material de trabalho usado nas adversidades do dia a dia, além  de uma galeria de fotografias de acidentes ocorridos na região, que vitimou muitas vidas.
Obs. O objetivo foi o de conscientização em respeito ao trânsito. E uma viatura de resgate e socorro foi designada  ao mutirão, suprindo as eventualidades.

Como lazer, as crianças brincavam no parquinho e na quadra de futebol de areia na Praça do Skatista, de pula-pula, montado na Avenida interditada por medida de segurança, e se degustavam com algodão doce, sorvete e cachorro quente.

""

O Prefeito Gouveia, enfatizou que apesar da crise financeira dos municípios com a paralisação de grande parte das atividades das prefeituras, em detrimento do bem-estar da população, diz: "O objetivo foi alcançado, vamos criar uma comissão de eventos para que no próximo ano possamos melhorar  ainda mais o mutirão, com compreensão, solidariedade e outras medidas concretas. Agora mobilizados e organizados, com certeza, teremos condições de brevemente, verem atendidos pelo menos os pleitos mais importantes, ou seja, as necessidades básicas da população como um todo do município, que, em sua grande maioria carece de recursos. Obrigados guerreiros(as) que deixaram  seus lares, esposo, esposa e filhos em prol de um chamado maior". Concluiu o Prefeito.

Veja mais fotos dessa ação

Organização, texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro