O evento ocorreu entre os dias 23 e 27 de março e contou com a participação de várias famílias no Projeto de Assentamento Nova Grécia a 12 Km da sede do município de Posse – GO.

A inciativa começou em 2006, quando a ECODATA – em convênio com o Ministério do Trabalho em Emprego – executou o projeto "Qualificação Social e Profissional em Agroextrativismo no Cerrado". A metodologia contempla cinco módulos; quatro foram ministrados no primeiro projeto. E agora o quinto módulo, que consiste na elaboração de projetos, iniciou com  seminário de abertura, em 12 de março.

A meta é fortalecer a cadeia de produtos da sociobiodiversidade do cerrado, promover o fomento e o acesso às linhas de crédito e articular os agroestrativistas na inserção desses produtos nos mercado – sejam institucionais, convencionais ou alternativos. A metodologia engloba a capacitação participativa e integrada à experiência prática, proporcionando a oportuidade de elaboração de projetos idealizados e construídos por todos os alunos, com a supervisão dos instrutores da ECODATA.