O evento se deu em razão a IV Expoarte 2013 da Emater Região Vale do Paranã, ocorrida no Salão Paroquial-Santa Luzia em circunstância as comemorações dos 50 anos de emancipação politica do Município de Alvorada do Norte, com a realização de 20 cursos em 10 municípios da região. Objetivando a Emater, concentrar os recursos financeiros e talentos humanos na busca de eficiência, eficácia, efetividade e equidade no uso dos recursos públicos e na consecução de seus propósitos institucionais. 
 

""

-Quinta-feira(21) O Prefeito Gouveia, seu chefe de Gabinete-Gilberto, e o Secretário Municipal de Agricultura-Evandro de Oliveira Neves, visitaram as obras de reforma na sede Regional da Emater de Posse. Em seguida se dirigiram ate a feira coberta para Descerramento de Fita do Escritório Local.

 

""

""

No ato solene, se fazia presente também, o Presidente da Emater-GO, Luiz Humberto de Oliveira Guimarães  e esposa, Sra. Valéria Guimarães, o Diretor de Pesquisa Agropecuária-Waldemar Cerqueira; Diretor de Assistência Técnica, Extensão Rural-Nivaldo Alves da Costa; Diretor de Gestão, Planejamento e Finanças-Enéas Vieira Pinto; Gerente de Pesquisa Agropecuária-Wagner Alves; Gerente Regional Emater Posse-Damásio Kenedy Trindade, Gerente Geral da CEF-Rogerio Rodrigues, Gerente da Carta de Crédito do BB-Ingomar S. Behling, Gerente Regional do SEBRAE-Nordeste Sra. Tânia Aparecida Silva.     

""

-Sexta-feira(22) O Prefeito Gouveia, acompanhado pelos Secretários Municipais: Evandro de Oliveira Neves (Agricultura), Armando Ayres de Araújo (Administração), o Chefe de Gabinete Gilberto e os Vereadores Ricardo Aleandro, Valdenite Dias de Santana, Abílio de Oliveira e Gercivando Santana dos Santos(Choca), prestigiaram o encerramento do EMATER EM AÇÃO/Encontro de Prefeitos às 08:00hs no Centro Cultural de Alvorada do Norte.

""

O Prefeito Gouveia, e os demais gestores da região fizeram composição da mesa de honra, juntamente com o Presidente da Emater Luiz Humberto, o Secretário de Estado de Agricultura- Antônio Flávio Camilo de Lima , Dep. Federal Roberto Balestra, Dep. Estadual Iso Moreira, e o Gerente Regional Emater Posse- Damásio.

 

""

Segundo Luiz Humberto os tempos mudaram também para a agricultura: "A extensão rural com abordagem educativa, a assistência técnica com a transferência de tecnologia e a pesquisa agropecuária necessitam de se ajustar a este momento". Conclui o Presidente da Emater.

O Secretário Estadual de Agricultura de Goiás, na ocasião apresentou  propostas para essa região de Goiás. E disse: "Nós vamos criar a Superintendência de Regularização fundiária da Secretaria de Agricultura. Porque, o Nordeste Goiano tem em torno de 300 mil hectares de terras, comprometidas na região". O Secretário ainda se comprometeu que todos os municípios irão receber sementes e fertilizantes no mês que vem. E, que a Emater será  transformada em Autarquia Especial.   

Ao fazer o uso da palavra, o Prefeito Gouveia enfatizou  sobre a importância destes eventos realizados na região, porque  o Estado de Goiás hoje voltou os olhos para o Nordeste Goiano. E disse: “Tenho certeza que independente de siglas partidárias os senhores estão olhando com carinho para que a nossa região desenvolva, lapidando aquilo que ela já tem, que é a riqueza para que possa crescer de forma sustentável, por ser uma região muito importante para o Estado, no conceito pecuário, de agricultura, mineral e de turismo”. O Prefeito Gouveia ponderou que o Estado de Goiás tem uma divida para com a região, pedindo para que o Dep. Iso Moreira, transmitisse ao Vice-Governador e ao Governador Marconi, que reconhece os esforços de ambos, mas que o Nordeste Goiano precisa reconstruir seu verdadeiro sentido, o que só ocorrerá se conseguirmos vencer as distâncias regionais e dividir melhor as riquezas do Estado, para que possam solucionar  os gargalos da infraestrutura, saúde, educação etc, expondo que o momento é esse: "Parabéns a todos, por agirem acima de partidos, demonstrando autonomia para sermos prestigiados, caso contrário, ficaremos sempre esperando, sem nunca sermos atendidos. Mas nós agora devemos nos fortalecer ainda mais Davi, na luta pelos municípios que compõem o CISBAN, em favor dos contribuintes, do homem do campo para que permaneça lá com dignidade". O Prefeito Gouveia, se referiu ao prefeito de Alvorada do Norte, Davi Moreira, Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Nordeste Goiano(CISBAN-GO). 

 

""

Para Gouveia, essa é a lógica do programa, do evento e das parcerias, associando a conquista da segurança alimentar à expansão sustentável das dinâmicas locais, com o foco na geração de emprego e renda, com recursos e parâmetros que permitam ao Nordeste Goiano crescer combatendo a pobreza: não mais esperar que o crescimento econômico, por si só, reduza a desigualdade.

 

Fotos do evento em Alvorada do Norte-GO

Fotos do evento em Posse-GO

 

Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro