O Evento idealizado pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste-SUDECO,  teve seu encerramento ao meio dia da sexta-feira(08), e contou com a participação da sociedade civil, área empresarial, instituições de ensino superior , pesquisa e extensão e dos 14 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste  Goiano(CISBAN-GO), além dos demais convidados, a exemplo de Formosa e São João Da Aliança.

No Seminário, foi discutido a revisão e a atualização do "Plano Estratégico de Desenvolvimento do Centro-Oeste(PEDCO-2007-2020)" visando a elaboração do "Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste(PRDCO)", e também realizado um Curso de Extensão em Elaboração de Projetos em Desenvolvimento Regional e Noções do Sistema de Convênios-SICONV.   O evento objetivou na cidade de Posse, o fortalecimento e o desenvolvimento da região, que se encontra  estagnada há décadas pelos gargalos que vão em detrimento do povo e na contra mão do progresso.

Os gráficos ali apresentados, demonstrando a triste realidade do Nordeste Goiano, da Educação à Saúde, com um dos menores(IDH) Índices de Desenvolvimento Humano do Estado, levando  a todos se posicionarem de maneira critica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de medir conflitos e de tomar decisões coletivas na elaboração da Carta de Posse.

Entre os presentes, além do Prefeito Gouveia, Secretários , Vereadores de sua base, Márcio Passos – vice coordenador do Território da Cidadania Vale do Paraná, destacamos a ampla participação dos prefeitos e de seus representantes.  O Prefeito de Alvorada do Norte, Davi Moreira, Presidente do Cisban-GO,  o Dep. Federal Pedro Chaves(PMDB-GO), a Senhora Marcia Freire-Superintendente da FUNASA-GO, Daniel Araújo –Chefe de Gabinete, representando o Diretor Superintendente da Sudeco-Marcelo Dourado.

A equipe técnica das ações, composta por:
Eliel Mendes-Coordenador Técnico do MI/ Sudeco, Glória Beatriz-Consultora SEBRAE, Lisenir Ferreira Gomes-Analista Técnica / MI Sudeco, Pablo Paraguaçu- Técnico do MI/ Sudeco, Patrick Maurice Maury- Consultor  IICA/ MI-Sudeco, Pérola Morais Calil- Consultora  IICA/MI-Sudeco, Krishnamurti  Simon Evaristo- Consultor  IICA/MI-Sudeco.

""

Os tópicos abordados foram:
Tendências e Oportunidades de desenvolvimento Regional no Estado de Goiás, Retrospectiva PRDCO-PRDCO: da elaboração à atual revisão, Os processos estaduais e macrorregional de implementação do PRDCO. E discussão sobre Tendências e Oportunidades Locais: 1.Governança, Organização Local( Painel de Indicadores e formas de organização). 2.Estrutura e Sistema Produtivo(agricultura familiar e empresarial, perímetros irrigados). 3.Adequação
Socioeconômico e Ambiental(regulamentos públicos sociais, hídricos, ambientais e sanitários). 4.Infraestrutura Financiamento e para o Desenvolvimento Regional.

O Prefeito Gouveia, parabenizou e agradeceu a presença de todos naquela reunião tão importante para o Nordeste Goiano, por pensarem primeiro na maioria e no bem comum deste povo tão sofrido que carrega no corpo a marca do tempo, do esquecimento politico dos entes públicos por décadas e décadas para com esta região do Estado. E que agora o Governo Federal , quer fomentar a nossa economia com esta ação. E disse: "Quero parabenizar o Prefeito Davi, a frente do Cisban-GO, por mobilizar os gestores da região, juntamente com a Bancada Parlamentar Goiana no Congresso Nacional em reunião anterior junto ao Superintendente Marcelo Dourado da SUDECO em Brasília, que resultou com esse grande encontro em Posse, como resultado dos que acreditam que a União faz a Força, que moverá o Nordeste Goiano, Goiás e o Brasil". O Prefeito ainda enfatizou sobre a importância da FUNASA, na parceria com o município, e agradeceu a Superintendente Marcia Freire por tudo que fez pela região. E concluiu o seu discurso com uma noticia de primeira mão: "Acabo de receber uma informação, de que o nosso pedido foi deferido e  Posse foi contemplado pelo Governo Federal com a Construção de um (01) Centro Especializado em Reabilitação tipo III, que será referência na modalidade (física, intelectual, auditiva), sendo referência para todos os municípios da Região, no valor de R$ 4.700.000(Quatro Milhões e Setecentos Mil Reais), juntamente com a manutenção mensal de R$200.000(Duzentos Mil Reais) que será arcado pela União". Afirmou Gouveia.

""

O Prefeito se referiu as primeiras medidas  do Programa Viver Sem Limite, para com o Nordeste Goiano,  do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, em 2011, para que as pessoas com deficiência não tenham limitações.

Com estas ações, o Prefeito Gouveia imprime em seu projeto de Governo, aquelas marcas que são próprias da juventude: o anseio pelo novo, o ímpeto pela mudança, a coragem para empreender e o destemor de ousar em benfeitorias que possam estar ao alcance do conjunto da população em Compromisso com o Povo.

Veja mais fotos

Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro