Uma noite glamorosa para os formandos e convidados, entre eles professores, representantes da Universidade, familiares e amigos que prestigiaram a cerimônia, fazendo com que os assentos do referido Teatro fossem todos tomados pela alegria e emoção dos presentes.

A composição da mesa diretiva foi formada pelas seguintes autoridades:

• 01.Professora Amanda Santos da Costa, Coordenadora do Curso de Ciências Biológica;
  • 02.Professora Silvania Matias dos Santos, Coordenadora do Curso de História;
  • 03.Professora Jane Lucia Rezende de Melo, Coordenadora do Curso de Letras;
  • 04.Senhora Rosangela Benta da Silva, Patronesse dos Formandos do Curso de Ciências Biológicas.
  • 05.Senhora Marilize Pierazan Justi, Patronesse dos Formandos da Turma de Historia.
  • 06.Senhor José Nazareno Tramontini, Representava o Vice-Governador do Estado, Patrono das Turmas.
  • 07.Deputado Federal Pedro Chaves, convidado de honra.
  • 08.Professora Rosana Tonhá.
  • 09.Dr. Edgar Pereira dos Santos, Paraninfo da Turma de Ciências Biológicas;
  • 10. Dr. José Gouveia de Araújo, representando o Empresário José Batista Sobrinho (Junior Friboi).
  • 11.Prefeito Municipal de Posse- Paulo Roberto Marques de Souza, Paraninfo dos Concluintes do Curso de Historia.
  • 12.Professor Antônio Carlos Nunes de Souza, Diretor Educacional da UEG-Unidade Universitária de Posse, neste ato representando o Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Goiás, Professor Haroldo Reimer.

A entrada dos Formandos se deu em grande pompa pela importância e tradição do evento nas antigas Universidades da Idade Média, caracterizado pelas vestes negras e longas do traje que inclui a beca ou toga, e em ordem alfabética eram apresentados, sendo a primeira a turma de Biologia, depois de História e por fim a de Letras. Um dos momentos marcantes foi  a entrada do Ator Leobino Francisco de Souza, interpretando o Menestrel –William Shakespeare.
O Professor Antônio Carlos Nunes de Souza fez a abertura oficial da Sessão Solene de Colação de Grau, e logo após todos em uma só voz cantaram o Hino Nacional Brasileiro.

A Leitura do Termo de Aprovação Final foi feita pela Secretária Acadêmica da UEG, Senhora Paloma Martins Barbosa. Em seguida a formanda Andreia M. Kazmierczak prestou o juramento em nome das Turmas.
O ponto mais alto da Sessão Solene foi a ministração da Outorga de Grau conferida a Turma pelo representante do Reitor da UEG, aos formandos: Rosana de Freitas, do Curso de História; Lucimar Antônio de A. Costa, do Curso de Biologia; Cleomenia Alves de Souza, do Curso de Letras, que representaram os demais acadêmicos.
A Bacharel Elizete Ferreira Gomes de Melo foi a oradora que falou em nome dos novos graduados e graduadas dos cursos citados e recordou momentos vividos durante o curso e fez votos de sucesso profissional e pessoal para os novos formandos.

Ao fazer uso da palavra como Paraninfo da Turma, o Prefeito Municipal Paulo Roberto diz:” Agradeço a todos aqui presentes, principalmente pela minha indicação como paraninfo, a você Antônio Carlos, que soube conduzir esta Universidade para que os alunos se mantivessem aqui em Posse, através das  oportunidades que a UEG oferece a todos, principalmente aos mais carentes quando muitas vezes os pais não tem condições de mandar seus filhos para os grandes centros para cursarem uma faculdade, a você Deputado Pedro Chaves que se empenhou para a concretização do IF Goiano em  Posse, como outra Instituição escolar que também ira dar muitas oportunidades  na formação profissional dos nossos jovens, e a você Vando,  Presidente da Câmara ao ajudar na aquisição da área que doamos ao IFG”. Conclui o Prefeito que tem trabalhado muito para que Posse possa ter um ensino de qualidade com propósito de formar novos cidadãos para vida e sociedade.

Na sequencia os formandos receberam o Diploma(simbólico) das autoridades que compuseram a mesa. Ao  saudar os mais novos graduados e graduadas da UEG, o Diretor Antônio Carlos diz:” Gostaria de esclarecer a vocês formandos e a sociedade, o caráter serio e comprometido de nossa Instituição em formar cidadãos críticos e capazes de desenvolver o conhecimento intelectual, social e econômico para o nosso Estado…” Afirmou o Diretor.
Após a cerimônia os licenciados confraternizaram com seus amigos e familiares através de um jantar servido em dois distintos lugares, no Centro da Juventude e no Salão Paroquial.

Confira as fotos do evento

Texto: Ivan Carlos Brasileiro