Na composição da mesa, além das autoridades acima citadas também se faziam presentes a Secretária Municipal de Educação-Leila Aparecida Menezes Araujo, o Diretor da Escola Silvio dos Santos Lacerda e outras personalidades civil e militar.

O Cerimonial foi conduzido pela Professora Maria Cristina Alves de Oliveira, Coordenadora do Programa Mais Educação, responsável por cerca 180 crianças que em tempo integral com acompanhamento dos Monitores realizam aulas de dança(Karina) teatro, Karatê(Leandro), Capoeira(Mestre Tucano), futsal(Maikom), reforço escolar em matemática(Magno), e português(Juliana).  A Coordenadora  agradeceu ao Diretor Silvio pela confiança a ela depositada na organização do evento.  A abertura se deu  com a apresentação musical de um grupo de crianças que fizeram a capela da musica Depende de Nós- Ivan Lins.

Na ocasião, o Diretor Silvio homenageou com prêmios, à aluna Rúbia do 9º Ano B, que recebeu das mãos do Ex. Diretor Antônio Pereira dos Santos Filho, como estudante destaque, a Professora Terezinha, recebendo das mãos da Secretária Leila, e a Professora e Ex. Diretora daquela instituição de ensino Adolar , recebendo das mãos do seu ex. aluno, o Prefeito Gouveia que também é Odontólogo de profissão. Elas foram homenageadas pela credibilidade adquirida nas décadas de trabalho como uma ação de fomento aos projetos da escola que tem contribuído para melhorar a aprendizagem dos estudantes.

""

Já que o Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macro campos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação e educação cientifica e educação econômica.

Na sequencia, um  grupo teatral formado por alunos da escola se apresentaram com movimento criativo evidenciando um produto cultural e regional exposto de forma espetacular para as autoridades e o público presente, sobre  a complexa tarefa de ensinar por meio do teatro, proporcionado pela escola aos seus alunos.

A apresentação da Capoeira foi fantástica sob a orientação do professore do Grupo, que realiza as oficinas na escola para crianças de 05 a 16 anos. O público mais uma vez se encantou com a habilidade das crianças, pela Ginga proporcionada pela movimentação constante de braços e pernas.

Para quem procurava uma boa música, ali achou com a apresentação do Cantor e Compositor Possense, Charles Valente, nacionalmente conhecido pelo seu repertório musical  através do que há de melhor na musica raiz pela sua brasilidade.

A Programação da noite glamorosa do Mais Educação, foi encerrada com um delicioso jantar servido a todos os presentes, e muita brincadeira para a criançada, pula-pula e algodão doce patrocinado pelo Sistema Educacional Universal(SEU).

Segundo a Coordenadora Cristina, as crianças hoje mais felizes realizam também  na escola a refeição e higienização. "Com o Mais Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB), melhorou, e a Escola Maria Leite, hoje se equipara as mais conceituadas da Rede Municipal de Educação, graças a iniciativa coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica(SEBMEC) e com as Secretarias Estadual e Municipal, e pelo incentivo do Diretor Silvio, da Secretária Leila  e do Prefeito Gouveia". Conclui-o  a Professora e Coordenadora Cristina.

Veja mais fotos do programa

Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro