O programa visa, segundo a secretária de saúde, Rosana Tonhá, auxiliar, tratar, recuperar os fumantes e investir na prevenção para que as pessoas evitem o primeiro cigarro. Uma equipe multidisciplinar de 10 pessoas formada por médicos, enfermeiros, psicólogo, nutricionista e agentes de saúde trabalharam nos Postos de Saúde da Família (PSF) de Posse, mais próximos da residência dos participantes do Programa, para melhor adequar a demanda.

Segundo o prefeito José Gouveia, a criação de um programa de combate ao tabagismo me Posse é um sonho antigo, que ele já havia manifesto muito antes de entrar na política.  "Esta é a realização de um sonho. Temos em Posse um alto índice de tabagistas. Saúde não se faz só com obras, mas em todas as frentes", ressaltou o prefeito.

A previsão inicial do Programa é de três meses, que pode ser estendido e as reuniões serão semanais com os inscrito.  Rosana Tonhá informou ainda que as pessoas das 11 cidades vizinhas a Posse, que queiram participar, também terão acesso.

Participaram da cerimônia de lançamento do Programa, além do prefeito e da secretária de Saúde, o secretariado municipal, os vereadores da base aliada, os profissionais que atuarão no Programa e os participantes do mesmo.