A Obra de requerimento da Vereadora Maria Tereza Alves da Costa (Dra. Tereza), com autorizo do Prefeito José Gouveia de Araujo teve seu inicio na sexta-feira 25 de outubro e termino no domingo(27), e contou com o serviço de 2 operadores de maquinas, um trator de esteira e uma retroescavadeira que retiraram  a terra que se acumulou no leito da barragem durante mais de duas décadas, ampliando suas margens para receber e armazenar as águas do período chuvoso que irá saciar a sede dos animais, aguar plantas – hortaliças, e ajudar na limpeza das casas da comunidade.

Segundo a Senhora Nilva Pereira da Silva Rodrigues, moradora da localidade, com o inicio da obra da barragem renasceu a esperança de dias melhores, já que o citado recipiente de água se encontrava seco pelo acumulo de terra no seu interior, e foi preciso esperar 25 anos para que o município olhasse com carinho e cumprisse o compromisso firmado com os moradores. E disse: “Obrigada Prefeito Gouveia, Vereadora Dra. Tereza e o Secretário Nilson, continuem assim, olhando para todos, a exemplo de nós, contemplados pela sua administração”.

O Senhor Cesar Pereira, líder comunitário, agradeceu o Prefeito Gouveia por ter atendido de imediato a solicitação da Vereadora Dra. Tereza, já que desde 1988 a barragem não recebia manutenção.

"O Prefeito Gouveia, a Dra. Tereza e oSecretário Nilson realizaram nosso sonho ao cumprirem o compromisso firmado com cerca de 25 famílias do Povoado Caiçara, ao limparem a barragem para que possamos voltar a criar nossos animais e facilitar a vida diária da dona de casa nos seus afazeres domésticos".

Para o Secretário de Transporte Nilson Barbosa de Andrade, o apoio do Prefeito Gouveia foi fundamental em relação ao recurso humano e material na concretização do serviço realizado na barragem do Povoado Caiçara em respeito mútuo, justiça e solidariedade para com a comunidade. Afirmando:

"O Prefeito Gouveia e a Vereadora Dra. Tereza desempenharam um relevante papel no processo social da vida destas pessoas para que possam ter um mínimo de dignidade pelo serviço prestado nessa obra e de muitas outras, que virão para a comunidade. E para mim é prazeroso fazer parte dessa equipe". Conclui Nilson.

Foi preciso a comunidades de Caiçara esperar 25 anos pela participação efetiva no usufruto de serviços, configurando para aqueles cidadãos o direito de falar e ser ouvido pela nova forma de administrar instituída pelo prefeito Gouveia em compromisso com o povo,se comprovando, mais uma vez, que as relações entre as pessoas são medidas pela seriedade das  instituições que elas convivem, estando a frente homens sérios e comprometidos com a construção coletiva do bem-estar da sociedade.

Veja algumas imagens

Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro