A Reunião ocorreu a partir das 09:00hs, no Centro da Juventude Domingos José Valente, e contou com a presença das autoridades acima citadas, Assessores Especiais,  Diretor da Área Jurídica da Prefeitura -Dr. Eduardo Araújo Pereira,  Comandante do 24º BPM – TC Bonaldo Barbosa de Sousa, Delegado de Policia Civil – Dr. Renato Rodrigues de Oliveira, representantes dos Moto taxistas e da ASTAP. Na ocasião, a ausência do Ministério Público foi justificada por motivo de força maior.

Após ouvirem as reivindicações dos profissionais do transporte de passageiros, constatado que o transporte clandestino realizado por inúmeros veículos  ilegais vem prejudicando ambas categorias juridicamente constituídas na forma da lei, foi cobrada  uma solução definitiva para o impasse e as autoridades se comprometeram:

A Prefeitura Municipal se incumbiu de criar e divulgar nas emissoras de radio local, através do seu departamento de comunicação, vinhetas de alerta ao perigo constante que correm os passageiros desavisados do transporte clandestino, objetivando a conscientização de todos, acatando a sugestão do Delegado de Policia para separar o clandestino do legalizado.
Por sua vez Dr. Renato afirma:

"Vamos orientar os policiais civis para abordarem os veículos clandestinos e conferirem a documentação para verificar se o transporte é clandestino ou não".

-A Policia Militar fará um cadastro dos seis(6) pontos de moto taxi  da cidade, e dos seus noventa(90) moto taxistas, que terão de apresentar à Soldado Sandra no 24º BPM designada a receber  a seguinte documentação:
Empresa, endereço, telefone, encarregado responsável, nº de moto taxis cadastrados, data de nascimento, CNH, nome da mãe, relação das motocicletas com cópia do CRLV.

O Comandante da Policia Militar deu um prazo de quinze dias aos moto taxistas para que apresentem  os requisitos acima descritos e que os veículos legalizados serão identificados por um adesivo da Policia Militar como amigos da instituição  ao serem  abordados e quem estiver em desacordo com a Legislação de Transito, será penalizado. Com as medidas o TC-Bonaldo, pretende amenizar a situação a primeiro momento, e se propôs a ir nas emissoras de Radio da cidade para divulgar as ações desta reunião e preparar os policiais para esse tipo de atuação para que discorram de algumas peculiaridades dos moto taxistas para a demanda precária por enquanto e, aproveitou a ocasião para implantar o  Projeto RAS (Rede de Apoio a Segurança) que vem dando certo em varias regiões do Estado, ao denunciar as atitudes suspeitas,  e diz: "Iremos implantar o RAS como uma questão de Segurança Pública na região por vocês serem muitos e juntos com os taxistas passam a ser parte de uma rede de emergência 24 horas agregando valores nesse trabalho social" Concluiu o Comandante do 24ºBPM.

O Representante do Moto taxi União Mãe Bela – Milton  Diego Ferreira Junior, diz: “ Esta parceria é muito boa, todas as irregularidades serão repassadas a policia"

Gouveia e Alex, se sentiram com o dever cumprido, pois a problemática já perdura há 12 anos, desde a implantação do sistema e em menos de 6 meses de gestão é selado um TAC aprovado por unanimidade. E enfatiza o Prefeito:
"Recebemos a lista dos clandestinos e não podemos apoiar nenhum ato infracional, temos uma parceria com a policia e ela será a responsável pela fiscalização como ficou determinado aqui pelo comandante e já designei a área de comunicação da Prefeitura para trabalhar junto as emissoras de radio a vinheta de conscientização  em relação as vantagens do uso do transporte legalizado de passageiro, como adequação as mudanças do transito das ruas de Posse, com a implantação  do sentido único nas vias centrais num prazo de 90 dias". Conclui o Prefeito Gouveia.

Fotos da reunião

Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro