O representante do Ministério público do Estado de Goiás, foi recepcionado pela Secretária Municipal de Saúde-Rosana Tonhá, pelo Secretário Municipal de Administração-Armando Ayres de Araújo e pela Diretora Administrativa do hospital-Aparecida Vaz, e ficou impressionado com o que viu; a qualidade da estrutura e dos equipamentos novos e dos que estão sendo reformados.

Dr. João Paulo, acompanhado pelo seu assistente Dr. André, fez questão de entrar na ala de internação e cumprimentar a todos, ouvindo atenciosamente a secretária de Saúde, que expos as dificuldades encontradas no início da gestão,  que vem sendo solucionadas através da humanização dos profissionais da área, no acolhimento dos enfermos. E que o Centro Cirúrgico, interditado desde 2010, pela Vigilância Sanitária, causou transtorno e um grande desconforto a todos, principalmente ao cidadão e a cidadã de menor poder aquisitivo  que tinham que para se submeter a processo cirúrgico têm que ser  removidos para outras cidades.

O Secretário Armando, relatou ao promotor que com a criação da Associação Amigos do Hospital de Posse(AAHP), está havendo uma conscientização positiva por parte do empresariado local, produtores rurais e da comunidade num todo, que constantemente são convidados a conhecer  o hospital e ficam sensibilizados, se dispondo ajudar. Armando justificou que ate o presente momento só o município vem arcando com as obras descritas dos serviços:
Substituição de pisos, revestimentos e louças, pintura de paredes e tetos, troca/ reforma de esquadrias, construção de consultório, substituição das instalações elétricas e hidráulica(água fria, esgoto e água pluvial), reforma dos telhados, adequação dos espaços aos critérios da Vigilância Sanitária e as normas de acessibilidade, instalação de rede de internet, restauração/ aquisição de mobiliários e equipamentos, urbanização e paisagismo.

A Secretária Rosana, afirma: "Sem modéstia mas a recepção do hospital  não deixará  nada a desejar aos dos hospitais particulares dos grandes centros, vindo-se a somar com as moderníssimas instalações dos dois(2) Centros Cirúrgicos  como fruto da nossa união porque não poderíamos mais esperar".

O Promotor de Justiça, João Paulo ao ser perguntado pela reportagem do Site da Prefeitura, se ele havia se surpreendido de forma positiva com que presenciou nesta visita de cortesia ao Hospital Municipal, diz: "Sim, muito, feliz, compareci aqui em 2011, encontrei outra realidade. Tudo é vontade, mesmo tendo verba e maquinário se não tiver vontade de nada adianta, vontade esta de transformar a intenção em gesto, a ideia  em ação, a palavra em exemplo.
Então é um sentimento de felicidade por saber que a atual gestão esta pensando num atendimento humanizado para a população, até porque o Dr. Gouveia é da área da saúde, e esperaria isso mesmo. Agora o interessante também é o município ter uma atenção dos órgãos estaduais e federais, e acredito que tendo um Vice-Governador na região, ele poderia dar uma ajuda específica para o hospital, embora tenha outras obras que queira trazer pra cá, mas nesse momento a prioridade é o hospital".

O Promotor, ainda fez questão de se pronunciar mais uma vez, enfatizando que é nas dificuldades que começamos ver os valores das pessoas, exemplificando a dificuldade que a atual administração enfrenta, e vem se superando com a força de vontade, com mecanismo criado com essa associação para contornar e melhorar a saúde local.

"Essa obra é exemplo não só para Goiás, mas para todo o Brasil;  vou pedir que seja divulgado isso na mídia do MP".
Após a visita a outras instalações do hospital ainda afirmou: "a palavra que resume tudo que vi é PROFISSIONALISMO", Concluiu Dr. João Paulo.

Veja algumas imagens da visita

Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro