A ampliação conta com a construção de duas salas velatórias, com capacidade para acomodar até 30 pessoas, as salas são chamadas Campos Floridos e Areias Brancas. Além disto, foram construídos uma copa, dois banheiros, com acessibilidade para deficientes físicos, uma sala de repouso com duas camas e um sofá caso algum parente da pessoa velada passe mal, uma ampliação de 180m² na área para sepultamentos, o que, segundo Ricardo Palha, arquiteto da Prefeitura, responsável pela obra, garantirá a demanda por vagas neste Campo Santo por mais 10 anos, com base nos dados atuais.

A nova área do Cemitério Santana contará com um pequeno jardim, que funcionará como local de descanso, meditação e oração para os que quiserem um depósito e uma sala de administração que contará agora com um funcionário para cuidar permanentemente do cemitério. Não houve reajustes das taxas cobradas para um enterro.

Participaram do ato os secretários municipais Bete Manieri, da Saúde, Hallison Monteiro, da Administração, Marcos Roberto, da Educação, Nilson, dos Transportes, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Fabiana Pereira, o engenheiro Dagusan de Assis, o arquiteto Ricardo Pallha e os vereadores Abilio e Choca.