EVOLUÇÃO NO TRANSPORTE ESCOLAR

Os poucos veículos designados a este tipo de serviço, se encontravam em más condições de uso, pela falta de peças, pneus e etc., a exemplo de uma veraneio que transportava as crianças em sua carroceria, colocando em risco a vida dos estudantes em uma das 35 rotas que cortam o município, somado a precariedade das estradas.

O Departamento de Transporte Escolar durante este período foi muito criticado pela mídia local e pelos familiares dos alunos inconformados com a situação por não terem no primeiro momento um serviço de qualidade que suprisse a necessidade de todos. A frente da pasta se encontrava o jovem Diretor Bruno Fernandes Guimarães, contornando a triste situação com apoio irrestrito do Prefeito Municipal Paulo Roberto Marques de Souza e dos companheiros de trabalho com o intuito de adquirirem um voto de confiança da sociedade, através da compreensão de todos, com trabalho, dedicação, projetos e normas que elevaria o conceito da categoria.
Hoje o Transporte Escolar de Posse, conta com a maior frota do Nordeste Goiano, com veículos novos de última geração, composto por um quadro de motoristas específicos de acordo com a resolução do Código de Trânsito Brasileiro, em acordo com os artigos 136, 137, 138 e 139 especificam regras gerais para o transporte escolar.

SEGURANÇA

O Município de Posse-GO, em parceria com o DETRAN, através de uma ampla divulgação com o objetivo de levar ao conhecimento dos prestadores de serviços, que a partir de então serão feitas as vistorias, autorizações  e fiscalização da prestação do serviços de transporte escolar, que serão executadas pelos profissionais do DETRAN, em dias, horas e locais previamente marcados para prestarem o serviço de inspeção e fiscalização, de tal forma que todos sejam realizados semestralmente, como determina o Código de Transito Brasileiro.

Os motoristas são maiores de 21 anos, habilitados na categoria "D" e foram aprovados em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e somente este ano transportaram mais de 2.600 estudantes do município por dia, sendo que no início de 2009 eram 1.300 estudantes dia.

Citamos aqui dois (2) belos exemplos da jornada diária desses profissionais do volante: O motorista Nilson Caetano Souza Sales, durante seu percurso na área urbana, tem um ponto como especial no Setor Morada do Sol, onde várias crianças embarcam se destacando a garotinha Giovana Pereira Lima, de apenas 10 anos de idade, portadora de necessidade especial, que de uma forma carinhosa recebe toda uma atenção por parte do condutor do veículo no manuseio da rampa hidráulica do Micro ônibus adaptado de fabrica, para transportar cadeirante, adquirido recentemente pela Prefeitura Municipal de Posse, em parceria com o Governo Federal, através do Programa "Caminho da Escola", do FNDE do Ministério da Educação – MEC.

""

Um outro exemplo também comovente flagrado pela reportagem, faz parte do cotidiano desses profissionais do volante, que são preparados psicologicamente para trabalharem com estas crianças. Quantos estudantes quietos, amigos, cordiais, outros nem tanto, passam pelos cuidados do motorista, registrado pelas lentes da nossa câmera, no momento em que o condutor José Paulo da Silva (Paulo), conduz em seus braços a jovem cadeirante na saída da Escola, fixando-a na comodidade da poltrona de sua van, como se fosse uma ente querida de sua família.

""

Não podemos deixar de citar que a mudança da sede do departamento contribuiu para o melhor desempenho do serviço, pois deu maior conforto e comodidade aos motoristas e funcionários da área administrativa do departamento, administrativos estes que merecem ser destacados como exemplo a serem seguidos por todos os funcionários públicos do município, que são as senhoras Luciana Rodrigues de Sousa Santana e Naize Ferreira da Hora.

Se lidar com passageiros pode ser fascinante, trabalhar com estes profissionais que tem uma responsabilidade tão bonita, é uma missão. O pagamento maior nessa parceria com a sociedade, é um recompensador sorriso de simpatia, uma palavra de carinho, resumido em um gesto de amor.

Confira algumas fotos dos profissionais do Transporte Escolar

Texto: Ivan Carlos Brasileiro